sábado, 5 julho 2025

Pfizer apresenta pedido à Anvisa para vacinar crianças de 5 a 11 anos

O pedido da Pfizer é para uso de dosagem menor do imunizante nas crianças 

Dose para as crianças (Foto: Fabio Pozzebom/ Agência Brasil)

 A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recebeu nesta sexta-feira (12) o pedido da Pfizer para permitir o uso da vacina contra a Covid em crianças de 5 a 11 anos. Em nota, a agência informou que irá avaliar o pedido em até 30 dias. “A análise técnica feita pela Anvisa será feita de forma rigorosa e com toda a cautela necessária”, disse o órgão. Como a vacina da Pfizer já é registrada pela Anvisa, a inclusão da indicação de uso para este grupo não precisa ser votada pela diretoria colegiada. A mudança, se for aprovada, é apenas publicada no Diário Oficial da União.

O pedido da Pfizer é para uso de dosagem menor do imunizante nas crianças. “Dessa forma, a proposta é ter frascos diferentes, com dosagem específica para cada grupo (maiores ou menores de 12 anos). Segundo a empresa, os frascos serão diferenciados pela cor”, disse a Anvisa.
Ainda não há autorização no Brasil do uso de vacinas para Covid-19 em crianças. Apenas o modelo da Pfizer pode ser aplicado de 12 a 18 anos.

Os Estados Unidos autorizaram no último dia 2 o uso do imunizante da Pfizer em pessoas com idade entre 5 e 11 anos.
O Ministério da Saúde planeja vacinar as crianças em 2022, caso a Anvisa aprove o uso do fármaco neste grupo. A previsão é de que 70 milhões de doses seriam aplicadas nos mais jovens. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) distorce dados sobre a eficácia e a segurança das vacinas e faz campanha contrária a vacinação dos mais jovens. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chegou a propor impedir a imunização de adolescentes, mas recuou após forte repercussão negativa.
Os diretores da Anvisa receberam ameaças de morte de pessoas contrárias à vacinação das crianças. A agência pediu proteção policial a dirigentes e servidores.
O Instituto Butantan também afirma que vai entrar com um novo pedido na Anvisa para a aprovação do uso da Coronavac em crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos. Em agosto a agência rejeitou o primeiro pedido do laboratório paulista. A vacina da Pfizer contra a Covid tem uma eficácia maior que 90% na prevenção das formas sintomáticas da doença em crianças de entre 5 e 11 anos.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também