segunda-feira, 4 março 2024
COP-28

Prefeito Dário Saadi vai a Dubai representando Campinas na maior conferência climática do mundo

Prefeito embarcou rumo à COP-28 nesta quinta-feira (30), devendo participar mostrando os trabalhos que o município vem realizando nas questões de clima
Por
Isabela Braz
Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), embarcou nesta quinta-feira (30) rumo a Dubai, nos Emirados Árabes, para participar da COP-28 – a 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da ONU (Organização das Nações Unidas). Dário está entre as lideranças mundiais convidadas para o evento que propõe discutir e buscar novos compromissos sobre o meio ambiente.

Durante a conferência, o prefeito mostrará trabalhos feitos pelo município em duas mesas: “Governança local e a transição para uma economia de baixo carbono”, no dia 1 de dezembro, e “Desbloquear a ação local e a ambição nacional: parcerias a vários níveis para acelerar a ação climática”, no dia 2 de dezembro.

O prefeito foi ao evento acompanhado pela diretora do Departamento do Verde e do Desenvolvimento Sustentável, Ângela Guirão. A prefeitura de Campinas reforço em nota que as participações de ambos na conferência ocorrem sem recursos da Administração e serão custeadas pela organização filantrópica Bloomberg Philanthropies.

Dário destacou a importância de representar a metrópole como uma oportunidade de aprendizado, reforçando que o evento ganha uma dimensão história ao permitir governantes municipais de participar desse evento internacional, mostrando o papel que realizam em busca de soluções e progressos.

“A COP-28 é uma oportunidade de aprendizado sobre formas de minimizar e reduzir danos atrelados às crises climáticas, de criar um esforço conjunto para proteção do meio ambiente e garantir melhores condições de vida para as futuras gerações. Além disso, de mostrarmos ao mundo exemplos em que tivemos êxito e fizeram a cidade mais resiliente”, ressaltou, ao lembrar que os prefeitos estão na linha de frente experimentando os primeiros efeitos das mudanças climáticas.

Ângela Guirão afirmou que a participação de Campinas na COP-28 reforça o protagonismo no enfrentamento às mudanças climáticas. “Campinas é signatária de acordos internacionais como o Race to Zero, Race to Resilience e possui a Política Municipal de Enfrentamento dos Impactos da Mudança do Clima e da Poluição Atmosférica de Campinas”, ressaltou a secretária.

Guirão também reforçou que ir até a COP é uma “oportunidade rica de troca entre cidades do mundo” e que levarão como experiências já implementadas no município, como ações de usina verde, corredores ecológicos, ciclovias, restauração florestal e macrodrenagem.

O prefeito voltará para o Brasil na próxima segunda-feira (4), retornando as atividades no paço municipal na terça-feira (5).

Representação nacional
A abertura oficial da conferência acontece nesta sexta-feira (1), tendo rumo à península arábica como representantes brasileiros uma das maiores comitivas entre os países participantes, que também embarcou nesta quinta-feira.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa da abertura oficial com chefes de Estado nesta sexta-feira, e deve enfatizar a necessidade de apoio de países desenvolvidos para a preservação da floresta, sugerindo também uma coalizão de nações com florestas tropicais.

Entre autoridades e funcionários do governo, 400 nomes participaram da conferência, como a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, do Turismo, Celso Sabino, das Cidades, Jader Filho, de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, das Mulheres, Cida Gonçalves, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Também integram a lista parlamentares, como o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD)

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também