sexta-feira, 3 maio 2024
TEMPORADA DE VERÃO

Procon lança guia de viagens com custos e distâncias entre as cidades turísticas de SP

Guia ainda conta com preços de itens mais consumidos no verão, como protetor solar, de hospedagens e de refeições
Por
Ana Flávia Defavari
Foto: Divulgação | Governo de SP

O Procon-SP lançou um novo estudo voltado para a temporada de verão e férias para que os consumidores possam aproveitar de forma mais consciente e segura em relação a preços de viagem e itens de alta demanda da época.
O guia traz dados que comparam as melhores formas de transporte para viagens, levantamento de preço de hospedagens e restaurantes em cidades turísticas do estado, informações sobre itens de proteção como repelentes de insetos e protetores solares, assim como dicas dos direitos ao consumidor em pousadas e restaurantes.
“Este novo estudo do Procon-SP, especialmente voltado para a temporada de verão, oferece referências para o consumidor escolher de forma mais consciente os produtos e serviços que irá adquirir durante as viagens”, explica o diretor executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho.
Foi elaborado também para o guia uma tabela de comparação, feita pelos especialistas da área de estudos e pesquisas do órgão em relação a distância entre 16 cidades turísticas de São Paulo, sendo elas Águas de Lindoia, Avaré, Barra Bonita, Brotas, Caraguatatuba, Guarujá, Ibitinga, Itanhaém, Itu, Olímpia, Peruíbe, Praia Grande, Presidente Epitácio, Santos, São Sebastião e Socorro, além da capital com base em origem e destino para que o consumidor tenha referência dos custos com deslocamento.

“É mais um serviço que estamos criando para que os consumidores passem a pesquisar e planejar também suas viagens de férias e não apenas nas relações de consumo habituais”, completa o diretor.
Um dos exemplos é a de moradores de SP que quiserem passar um final de semana em Brotas, com os dados divulgados é possível saber que:
• A cidade fica a 259km de distância
• O tempo médio de viagem quando feita de carro é de 3h16min gastando R$62,70 com pedágio
• De ônibus a viagem tem tempo estimado de 6h26min e que a passagem custa em torno de R$138,09
Os valores são todos aproximados e possuem como referência os dados que foram coletados em dezembro de 2023.
O Procon ainda dá dicas no guia nas áreas de cuidados com a pele, transporte, hospedagem e alimentação.

CUIDADOS COM A PELE
Com o verão em seu ápice, o Procon alerta sobre os cuidados necessários com a pele e a necessidade de serem redobrados já que a exposição ao sol é maior assim como as condições climáticas dessa época aumentam a proliferação de mosquitos que podem transmitir doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.
Ao selecionar qual protetor solar ou repelente de inseto irá usar, o Procon indica ao consumidor a ficar atento a verificação da certificação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e cuidados específicos na utilização em bebês, crianças, grávidas, lactantes, idosos, entre outros

O Procon também realizou uma pesquisa sobre os preços de tais itens entre os dias 11 e 13 de dezembro e organizou um relatório sobre os preços praticados pelas drogarias e farmácias tendo coletado os menores preços à vista para pagamento no cartão de crédito, sem considerar o valor do frete e eventuais promoções ou descontos.

TRANSPORTE
Sendo um dos pontos mais importantes na organização de uma viagem, o Procon destaca a importância do planejamento de como será o deslocamento até o destino com a pesquisa do trajeto, a distância e tempo estimado e as possíveis paradas de descanso e reabastecimento, assim como a estimativa de gastos com refeições, pedágios e combustível.
Ainda é destaque a importância da definição do meio de transporte e suas vantagens em relação aos gastos.

HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO
O Procon-SP ainda realizou uma pesquisa em dezembro sobre os preços em hoteis, pousadas e restaurantes em 16 cidades turísticas do interior e litoral do Estado de SP.
Foram feitas 115 cotações de hospedagens com os critérios de hoteis três estrelas e pousadas com diárias de casal no período do carnaval, tendo café da manhã e estacionamento inclusos.
Em restaurantes foram 217 consultas de refeições no sistema self-service com cobrança a quilo ou no sistema self-service com cobrança fixa sendo escolhido um prato comum entre eles, uma refeição executiva de frango.
O relatório completo junto dos preços das categorias podem ser vistos no link https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/01/projeto-verao-2024-relatorio-hospedagem-e-alimentacao.pdf.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também