terça-feira, 23 abril 2024
STREAMING

Procon notifica Netflix pelo compartilhamento de senhas no Brasil

Anúncio gerou revolta entre assinantes nas redes sociais
Por
Isabela Braz
Foto: Reprodução

O anúncio da Netflix, serviço de streaming mais assinado do mundo, realizado na última terça-feira (23), não deixou seus assinantes muito contentes. A empresa quer cobrar de assinantes, o valor de R$12,90 pelo compartilhamento de senhas para pessoas de fora da própria residência.

O anúncio causou revoltas entre os internautas nas redes sociais, que ativamente passaram a realizar reclamações formais – pelos canais oficiais – e informais, nas redes sociais do Procon (Proteção e Defesa do Consumidor).

Devido à alta demanda de reclamações, o órgão notificou a empresa para prestar esclarecimentos, em busca de tentar compreender os critérios e funcionamento dessa cobrança adicional pelo serviço prestado.

“Somente com a comprovação das mudanças e a formalização das reclamações será possível avaliar se a nova forma de cobrança pelo acesso ou a tecnologia utilizada para controle têm amparo legal no Código de Defesa do Consumidor”, explica Rodrigo Tritapepe, diretor de Atendimento e Orientação do Procon-SP.

O recurso que tem como objetivo diminuir o prejuízo da Netflix com o compartilhamento de senhas já é aplicado na Argentina, Chile, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras Peru e República Dominicana.

A empresa estima que cerca de 100 milhões de usuários realizam o compartilhamento de senhas em todo o mundo

.

Amar é compartilhar uma senha

Em e-mail encaminhado a todos os assinantes do streaming, a empresa ressalta que “sua conta Netflix é para você e para as pessoas que moram com você em uma mesma residência”, o que gerou em maior foco das reclamações o levantamento da dúvida “se eu pago, por que não posso dividir com amigos e família? ”.

Entre memes e reclamações, os internautas reviveram um “tweet” um tanto irônico seguindo a causa atual. Em 2017, a Netflix postou em sua conta no Twitter a frase “Love is a sharing a password” (amar é compartilhar uma senha).

Confira algumas das repercussões dos brasileiros na rede:

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também