sexta-feira, 17 maio 2024

Produção industrial se recupera em 6 Estados para nível pré-pandemia

A indústria de seis Estados brasileiros conseguiu retomar no mês de agosto o nível de produção pré-pandemia, informou nesta quinta-feira (8) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Amazonas, Pará, Ceará, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco já estão acima do nível apresentado em fevereiro, antes da eclosão da pandemia de Covid-19 e da paralisação da economia.

Segundo o gerente da pesquisa, Bernardo Almeida, a recuperação nesses Estados está ligada à flexibilização das medidas contra o coronavírus, como restrições ao comércio e serviços.

“A pesquisa reflete, em grande medida, a ampliação do movimento de retorno à produção de unidades produtivas após paralisações e interrupções por conta da pandemia”, avalia.

Em comparação com julho, o mês de agosto apresentou alta na produção em 12 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE.

O Pará teve a maior alta na produção, de 9,8%. É a terceira taxa positiva consecutiva do Estado.

Já São Paulo teve aumento de 4,8% em agosto, impulsionado pelo setor de veículos, além do segmento de máquinas e equipamentos.

Apesar da quarta taxa positiva consecutiva, com alta de 39,8% acumulada, porém, o Estado paulista ainda está 0,6% abaixo do período pré-pandemia.

O Rio de Janeiro, por sua vez, apresentou alta de 3,3% em agosto, puxado pelos setores de derivados do petróleo e metalurgia. O Rio acumula alta de 19,1% nos últimos quatro meses, mas ainda está 0,1% atrás do que produzia até fevereiro.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também