quarta-feira, 19 junho 2024
AQUECIMENTO GLOBAL

Risco de derretimento da “Geleira do Juízo Final” é maior do que se conhecia

O derretimento da geleira apresenta riscos para o mundo inteiro
Por
Felipe Gomes
Foto: Alexandra Mazur/University of Gothenburg

A enorme geleira da Antártica chamada de Thwaites, que pode elevar o nível do mar em até um metro, está sob maior risco de derretimento do que se pensava. A Thwaites recebe o nome de “Geleira do Juízo Final” pelo risco que apresenta ao mundo o seu derretimento. A descoberta não é um alerta apenas sobre ele em específico, mas sobre toda a camada de gelo que pode elevar o nível do mar.

A pesquisa esta sendo realizada por um grupo de especialistas da universidade dos Estados Unidos e do Canadá com apoio da Agência Espacial Norte Americana (NASA). Eles utilizaram satélites para conseguir as imagens da geleira, ou seja, fotos feitas a partir do espaço, para monitorar a geleira e a descoberta foi que ela estava se movimentando, em decorrência da água quente do oceano.

Com a água quente tocando sua superfície, faz com que ela fique mais vulnerável ao derretimento. Agindo assim, como um componente adicional a outras mudanças climáticas, como por exemplo, o aumento da temperatura da terra.

A coatoura do estudo Christine Dow, e professora da Faculdade de Meio Ambiente da Universidade Waterloo, explica que, a descoberta da pesquisa não indica apenas que a Thwaites está mais próxima do derretimento, mas que o aumento da temperatura do oceano pode influenciar toda a camada de gelo e, consequentemente, o aumento do nível do mar.

RISCOS DECORRENTES DO DERRETIMENTO DAS GELEIRAS

Com o derretimento das geleira, consequentemente aumenta os níveis do oceano, em consequências disso, cidades costeiras podem ser completamente cobertas pela água. Especialistas projetam que cidades no sul da Ásia podem ser completamente engolidas. Algumas ilhas do pacifico podem sumir por completo e cidades como Nova Iorque e Miami podem ser atingidas por grandes enchentes.

O aumento do nível do oceano pode atingir o Brasil também. Em uma análise realizada pela NASA, mostra que cidades brasileiras como Rio de Janeiro, Recife e Belém, serão afetadas pelo derretimento das geleiras ao redor do mundo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também