quarta-feira, 17 abril 2024

Rússia e Ucrânia voltam a se acusar sobre bombardeio

Os governos em Moscou e Kiev trocaram acusações por um bombardeio que atingiu a região da usina nuclear de Zaporíjia 

Os governos em Moscou e Kiev trocaram acusações por um bombardeio que atingiu a região da usina nuclear de Zaporíjia, a maior da Europa e que foi capturada pelos invasores russos no início da Guerra da Ucrânia, em março.

Os relatos são desencontrados: os ucranianos afirmam que houve ataques a prédios do complexo e à cidade de Marhanets, próxima da usina. Já Moscou afirma que houve disparo de artilharia contra a usina em si. A Energoatom, estatal ucraniana de energia nuclear, afirma que por ora não há risco de segurança detectado.

BASE AÉREA

Um dia depois de uma base aérea russa na Crimeia ocupada ser alvo de um ataque devastador, explosões misteriosas atingiram um aeródromo militar usado por Moscou para ações na Ucrânia na vizinha Belarus.

A ditadura comandada por Aleksandr Lukachenko, que depois de ter seu regime questionado por protestos maciços em 2020 entrou de vez na órbita política do Kremlin, permite o uso de seu território pelas forças de Vladimir Putin desde o começo da invasão, em fevereiro.

Em nenhum momento, até aqui, forças ou equipamento belarusso foram vistas em ação na sua vizinha ao sul. Mesmo a atividade militar de Moscou refluiu consideravelmente nos últimos meses, naquilo que é visto como sinalização ao Ocidente: Belarus tem disputas graves com Polônia e Lituânia.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também