domingo, 28 abril 2024
SETOR TURÍSTICO EM ALTA

Turismo de São Paulo deve arrecadar R$ 286,6 bilhões em 2023

Natureza exuberante e investimentos no setor contribuíram para o resultado
Por
Vanessa Oliveira
Foto: Divulgação / Redes Sociais

Acompanhando o crescimento econômico do país, o turismo no estado de São Paulo pretende fechar o ano de 2023 com a maior atividade financeira da história são R$ 286,6 bilhões movimentados pelo setor.

Esse recorde significa um aumento de 9,3% de participação no PIB (Produto Interno Bruto) do estado, é o que apontam os dados do CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo) da Secretaria de Turismo e Viagens do Governo de SP.

Investimentos em obra de infraestrutura e de acesso, criação de novos atrativos turísticos, estimula crescente à gastronomia regional são alguns dos fatores que levaram a esse desempenho excelente do setor.

Desde a pandemia, o setor de turismo tem aumentado muito a sua participação na economia do estado foi um salto de 7,5% em 2020 para 9,3% em 2023. Houve consequentemente, um aumento dos postos de emprego no setor. São 58,8 mil novos empregos diretos.

“Tivemos 110 obras entregues e fomentamos segmentos estratégicos como o turismo náutico, o rural e o ferroviário. A expectativa para o próximo ano é de expansão, alçando São Paulo como o principal destino de lazer do país”, afirma o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena em nota oficial.

Muito mais do que apenas um destino de viagens e eventos corporativos. São Paulo tem hoje atrações que o colocam como um dos eixos de lazer mais qualificados do país: a maior oferta de parques temáticos da América Latina, gastronomia premiada, atrações de aventura certificada e natureza exuberante.

O lazer se tornou a motivação de quase metade (49%) dos turistas que viajam para SP, de acordo com estudo recente do CIET, em parceria com a ABAV-SP/Aviesp. De acordo com dados do Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), a cada cinco viagens realizadas no país uma foi feita para São Paulo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também