segunda-feira, 4 março 2024
SEGURANÇA PÚBLICA

Violentômetro – alerta para relações abusivas

Uma ferramenta com o objetivo de conscientizar mulheres sobre os sinais de alerta de uma relação abusiva e principalmente incentivar a busca por ajuda
Por
Carla Mendrot
Foto: Reprodução

O violentômetro consiste em uma escala que vai desde as formas mais sutis de violência, como o controle, a indiferença e a humilhação, até as mais graves, como as agressões físicas, a ameaça e até mesmo o assassinato.

Esta ferramenta pode ser utilizada por qualquer mulher que esteja em um relacionamento afetivo e que queira avaliar se há algum tipo de violência em sua relação, mas também pode ser utilizada por familiares, amigos e profissionais que lidam com casos de violência de gênero.

Considerando o momento atual, é importante ressaltar que assediar, beijar a força, puxar os cabelos, passadas de mão – sem o consentimento da pessoa – não é folia.

Qualquer pessoa que presenciar alguma situação de violência de gênero pode fazer a denúncia pelo número 181, do Disque-Denúncia, o atendimento é 24 horas, a ligação é gratuita, não é necessário se identificar e o sigilo é garantido.

Se precisar, denuncie!

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também