sábado, 20 abril 2024

Covas recua e rodízio volta ao normal nesta segunda em SP

A Prefeitura de São Paulo decidiu suspender o megarrodízio de veículos a partir desta segunda-feira (18) e voltar ao sistema tradicional. A medida deve ser publicada em edição extra do Diário Oficial, informou o prefeito Bruno Covas na manhã deste domingo (17). Com a mudança, o rodízio volta a ser como era antes: dois finais de placa proibidos de circular a cada dia da semana.

Em vigor desde o último dia 11, o sistema de rodízio mais rigoroso (com placas final par podendo circular somente em dias pares, e os de final ímpar, em dias ímpares) passou a ser aplicado em toda a cidade – e não apenas no centro expandido – e pelo período de 24 horas. A justificativa foi reduzir a circulação de pessoas para conter a propagação do novo coronavírus.

Mas a medida gerou críticas e ações contrárias na Justiça porque sobrecarregou o sistema de transporte público da cidade. No primeiro dia (segunda, 11), por exemplo, os ônibus transportaram 270 mil passageiros a mais do que a média anterior, já durante a pandemia.

Ao recuar do megarrodízio, o prefeito Bruno Covas (PSDB) disse que a retomada do rodízio tradicional não deve servir de pretexto para que a população se sinta livre para transitar pela cidade, como se não estivesse no contexto da pandemia, que exige cuidados preventivos. Mais uma vez, Covas manifestou preocupação com o índice de isolamento social na capital, que na sexta-feira (15) foi de 48%.

As regras do rodízio não incidem sobre os profissionais que prestam serviços considerados essenciais, como os funerário, de segurança, imprensa e de saúde. Para que possam circular pela cidade os trabalhadores devem preencher um cadastro no portal de atendimento da prefeitura.

Confira como funcionará o rodízio a partir desta segunda-feira (18):

Dias da semana e finais de placa proibidos
Segunda-feira – 1 e 2
Terça-feira – 3 e 4
Quarta-feira – 5 e 6
Quinta-feira – 7 e 8
Sexta-feira – 9 e 0

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também