quarta-feira, 24 abril 2024

Expresso estreia com 14 anos de atraso

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) estreou ontem o serviço expresso de trens entre a estação da Luz, no centro de São Paulo, ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. O tempo de locomoção na viagem da estreia foi de 32 minutos (a CPTM estima que essas viagens sejam feitas em até 35 minutos).

O serviço chega 16 anos após promessas de governos tucanos em interligar o maior aeroporto do país ao centro de São Paulo.

São cinco viagens em cada um dos sentidos, ao custo de R$ 8,00. No sentido aeroporto, os horários de partida são 10h, 12h, 14h, 16h e 22h. Já no sentido Luz, os horários são 9h, 11h, 13h, 15h e 21h. A viagem expressa não é feita aos finais de semana.

Para usar o serviço, um bilhete específico da viagem deve ser comprado na entrada ou no saguão interno da estação da Luz ou na estação Aeroporto-Guarulhos. Durante o primeiro dia de viagem, passageiros reclamaram da falta de sinalização do serviço e que os pontos de venda dos bilhetes específicos estavam escondidos na estação Luz.

Há um ano, a direção da CPTM previa que a estação da Luz receberia guichês de companhias aéreas que facilitariam o check in de passageiros. Havia também a previsão de construção de um elevador para facilitar o embarque com malas. Nenhuma foi entregue.

O nome da estação é Aeroporto, mas, na prática, não é exatamente isso. O passageiro, com suas malas em mãos, terá que atravessar uma passarela e ainda pegar um ônibus até os terminais nacionais e internacionais.

Administrado pela concessionária GRU Airport, o sistema de ônibus foi previsto inicialmente como uma alternativa até que a concessionária entregasse um monotrilho que faria essa ligação entre a estação de trem e o setor de embarque.

O secretário estadual de transportes metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni lamentou que a concessionária do aeroporto, GRUAirport, não tenha aceitado a proposta de realização de uma estação mais próxima e que não tenha criado um sistema de monotrilho para integrar os trens ao aeroporto.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também