sábado, 20 abril 2024

Operação deflagrada no Ceará quer devolver controle das cadeias ao Estado

A Operação Opus, que tem como objetivo devolver o controle dos presídios ao estado do Ceará, teve sua primeira etapa deflagrada nesta segunda-feira (14), com a realização de revistas simultâneas em 19 casas penais. Foram apreendidos celulares, armas brancas e de fogo, bebida alcoólica, rádios de comunicação e drogas.

A ação foi coordenada pela Susipe (Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado), com o apoio da PM (Polícia Militar. Mais de 300 homens foram destacadas para as ações e, só para Marituba e Santa Izabel, 128 policiais.

De acordo com a Susipe, o balanço final da ação aponta para a apreensão de apreenderam 79 celulares, 115 armas brancas, uma arma de fogo, 66 garrafas de bebidas alcoólicas e dois rádios de comunicação. Drogas também foram apreendidas na operação, mas o órgão não informou quais eram nem a quantidade.

Para Jarbas Vasconcelos, superintendente da Susipe, o controle dos presídios é fundamental para combater a violência que assola o estado desde o início do ano.

“O governador do estado tem a total compreensão de que é preciso que o estado entre no cárcere e tome o cárcere”, afirmou. Ainda segundo Vasconcelos, os presos envolvidos em ilegalidades devem ser punidos.

 SEGUNDA FASE

Hoje, a Susipe implantou a segunda etapa da operação. Nessa fase o estado deve oferecer ações de assistência jurídica e saúde aos presos, já que quase metade dos detentos do estado são provisórios e isso favorece a superlotação dos cárceres.

“Se os processos penais forem resolvidos com rapidez a população carcerária deve diminuir”, destacou Vasconcelos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também