sexta-feira, 19 abril 2024

Só um terço das crianças até três anos estão em creches

Havia 3,5 milhões de crianças em creches brasileiras no ano passado, mas ainda 10 milhões estavam fora delas. As vagas nesta etapa, considerada um dos maiores gargalos da educação básica no país, continuam em falta e longe da meta estipulada para 2024 de atender metade dos pequenos de até 3 anos.

É o que mostram dados da Pnad Contínua da Educação 2018, pesquisa anual do IBGE em domicílios no país todo lançada nesta quarta (19). Comparações só são possíveis a partir de 2016, quando o instituto ampliou a área de cobertura do estudo.

Veja abaixo os principais resultados do ensino infantil, fundamental, médio e superior. 

1- Creche não deve atingir meta de alunos se continuar no ritmo atual Só um terço das crianças de até 3 anos estuda e, se o país seguir na velocidade dos últimos dois anos, essa parcela chegará a 45,6% em 2024, ainda abaixo dos 50% almejados pelo Plano Nacional de Educação.

Também não foi cumprido até aqui o objetivo de universalizar a pré-escola em 2016 -ou seja, ter todas as crianças de 4 e 5 anos estudando-, apesar de o percentual ser bem elevado nessa etapa (92,4%). É nela que a educação passa a ser considerada obrigatória.

A frequência no ensino infantil é bastante desigual considerando idades e regiões. Só 3% dos bebês de até um ano estão em creches no Norte, percentual que salta para 31% entre os de 2 e 3 anos de idade. No Sudeste, as mesmas taxas são de 18% e 61%, respectivamente. 2. Quase todas as crianças de 6 a 14 anos estão na escola, mas muitas estão atrasadas“Consideramos que a meta da universalização do ensino foi alcançada entre os jovens de 6 a 14 anos [99,3% estudam]”, diz a analista do IBGE Marina Águas, que participou da pesquisa. “Mas chama atenção o atraso dos alunos mais velhos”, pondera.

De maneira geral, as crianças se mantêm na etapa adequada entre os 6 e 10 anos, porém ao passar para a faixa dos 11 a 14 anos, o atraso escolar começa a se acentuar. Quase 13% dos jovens dessa idade estavam em séries abaixo do que deveriam.

“Acaba-se culpando muito o ensino médio pela evasão de alunos, mas é importante ver que essa defasagem começa já no fim do ensino fundamental”, afirma Águas. “Depois pode virar uma bola de neve, com mais alunos atrasados ou evasões.” 3. Brasil ainda não atingiu nenhuma meta para o ensino médioNessa etapa, a “bola de neve” citada pela analista cresce. Só 88,2% dos jovens de 15 a 17 anos estão na escola (a meta era de 100% até 2016), e uma proporção menor ainda cursa o ano adequado para sua idade: 69,3% (a meta é de 85% até 2024).

Como em vários outros indicadores, aqui também há diferenças marcantes entre regiões, sexo e cor. Vale ressaltar que o Sudeste vem mantendo, desde 2016, a maior proporção de adolescentes no ensino médio, com 76,4% em 2018.

Entre as mulheres, essa taxa é 10 pontos percentuais maior que entre os homens. Entre brancos e negros, a diferença é de 11,9 pontos. Apesar disso, enquanto o índice dos brancos se manteve em 76,5% nos últimos dois anos, o dos pretos e pardos melhorou de 63,5% para 64,9%. 4. Apesar de crescimento, ensino superior só inclui um quarto dos jovensUm terço dos brasileiros de 18 a 24 anos estavam estudando em 2018, mas só um quarto frequentava o ensino superior, que é a etapa adequada para a idade. Esses dois índices ainda estão longe das metas almejadas para daqui a cinco anos.

Mais uma vez, porém, aparece a desigualdade. Enquanto a meta de ter 33% dos jovens no ensino superior já foi alcançada pelos brancos, o número é de apenas 18,3% entre os negros. “Para essa meta ser totalmente alcançada, são necessárias políticas que incentivem a educação, seja reduzindo o atraso e a evasão do ensino médio para que mais pessoas se tornem aptas a ingressar no ensino superior, seja melhorando o acesso e o número de vagas no ensino superior”, ressalta o estudo. 5. “Nem-nem”: número de jovens que não estudam nem trabalham tem leve altaO atraso que começa nos anos finais do ensino fundamental, se acumula no ensino médio e esvazia o ensino superior contribui também para um outro índice, o de “nem-nem” -jovens de 15 a 29 anos que não estudam nem trabalham. O indicador passou de 21,8% para 23% em dois anos.

A pesquisa se encerra concluindo que “elevar a instrução e a qualificação dos jovens é uma forma de combater a expressiva desigualdade educacional do país. Além disso, especialmente em um contexto econômico desfavorável, pode facilitar a inserção no mercado de trabalho, reduzir empregos de baixa qualidade e a alta rotatividade”. 

 

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