A Prefeitura de Hortolândia inicia, nesta terça-feira (1), a campanha “Fique Sabendo”, que oferecerá testes rápidos gratuitos para a detecção do vírus HIV, causador da Aids. A campanha marca o mês Dezembro Vermelho, de prevenção e conscientização das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), e o Dia Internacional de Combate à Aids. De acordo com a Secretaria de Saúde, a campanha também oferecerá testes para sífilis e hepatites B e C.
Segundo a Prefeitura de Hortolândia, o diagnóstico precoce é importante para o tratamento das ISTs.
Os testes estão disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Município. De acordo com a Secretaria de Saúde, cada UBS irá realizar o Dia D da campanha. No caso da UBS Dom Bruno, em virtude da unidade estar ocupada com a estrutura da Unidade Respiratória, a aplicação dos testes rápidos para os pacientes atendidos será feita no Hortofácil, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, na Vila São Francisco.
Quem quiser, também poderá fazer o teste rápido no CEI, antigo Amdah (Ambulatório Municipal de DST/Aids de Hortolândia), que é a unidade de referência no município para acompanhamento e tratamento de pacientes com ISTs. Não é necessário fazer agendamento para o teste rápido. O exame é sigiloso. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
BALANÇO
De acordo com a coordenadora do órgão, Sandra Duarte, neste ano já foram aplicados 8.694 testes, dos quais 58 tiveram resultado positivo. Atualmente, o órgão faz o acompanhamento de 438 pacientes com HIV.
“A campanha é para conscientizar a população sobre a importância de se fazer o diagnóstico precoce para que o tratamento tenha maior eficácia”, ressalta Sandra.
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Hortolândia, o município registrou neste ano seis óbitos em decorrência da Aids.