Home Cidades Campinas é a cidade mais ‘inteligente e conectada’, diz estudo

Campinas é a cidade mais ‘inteligente e conectada’, diz estudo

Metrópole lidera ranking nacional com 70 indicadores; outras sete cidades da RMC estão entre as 100
by tododia

Sede da região metropolitana, Campinas é considerada a cidade “mais inteligente e conectada” do Brasil em 2019, segundo a quinta edição do Ranking Connected Smart Cities, divulgado ontem, em São Paulo. É a primeira vez que uma cidade que não é capital de Estado fica em primeiro lugar no estudo, criado com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade.

O estudo, feito pela consultoria Urban Systems em parceria com a empresa de organização de eventos Sator, mapeia todas as cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes (666 municípios) e elabora a lista de acordo com 70 diferentes indicadores em 11 temáticas, como mobilidade, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, entre outros. Cada cidade recebe notas nos quesitos, numa pontuação máxima de 69,5. Campinas registrou 38,977 pontos.

Além da metrópole, outras sete cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), como Americana, Jaguariúna e Hortolândia, também estão na lista entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas (veja no quadro). Das 100 cidades mais inteligente e conectadas deste ano, 67 estão no sudeste 47 só no Estado de São Paulo.

Segundo o levantamento, Campinas é referência em polo universitário, principalmente com a Unicamp, é polo tecnológico, polo de inovação e região industrial com forte apelo logístico e de distribuição.

Na cidade, diz a pesquisa, quase um quarto de todos os empregos formais são ocupados por profissionais com ensino superior, 5,2% dos empregos formais estão no setor de Tecnologia da Informação e 94,5% dos empregos estão no setor privado.

Já em mobilidade, o Aeroporto de Viracopos foi destaque não apenas pelo seu movimento de passageiros, mas também pelo potencial logístico, segundo o relatório do Ranking Connected Smart Cities.

“Campinas fomenta o desenvolvimento tecnológico, tem estrutura e suporte para todo tipo de empresa, e também é um hub de educação, que permite desenvolver capital humano e também pensar soluções e estratégias para a cidade”, diz Willian Rigon, diretor de marketing da Urban Systems.

Paula Faria, idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, afirma que a proposta do ranking “não é criar competição entre as cidades, mas possibilitar que as boas iniciativas sejam compartilhadas”.

A premiação da 5ª edição do Connected Smart Cities foi entregue ao prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), que participou do evento em São Paulo.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest

Sugestões

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This