Home Cidades Chico recebe empresários e promete falar com MP

Chico recebe empresários e promete falar com MP

O objetivo teve o objetivo de buscar apoio na solução do impasse envolvendo a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Carioba
by Leon Botão

O prefeito eleito de Americana, Chico Sardelli (PV), recebeu ontem uma comissão de empresários do ramo têxtil em busca de apoio na solução do impasse envolvendo a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Carioba. Ao grupo, o futuro prefeito prometeu dialogar com o Ministério Público e dar continuidade ao plano de reformar e ampliar a unidade, que hoje opera com eficiência muito abaixo do que é exigido pela legislação e pela promotoria.

No fim de dezembro, vencem as licenças de operação da ETE Carioba e de dezenas de indústrias têxteis que dependem do bom funcionamento da estação para tratar seus efluentes – e para conseguir a liberação da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para continuarem operando.

As renovações das licenças, segundo o órgão, estão condicionadas ao cumprimento das exigências técnicas constante na licença de operação vigente, dentre elas, a comprovação do atendimento aos padrões de lançamento de efluentes líquidos. Hoje, a unidade tem eficiência na casa dos 40% – o exigido é 85%.

Também no fim de dezembro, vence o prazo da prefeitura e do DAE (Departamento de Água e Esgoto), estipulado no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o MP, para solucionar o problema, o que já não é mais possível neste tempo.

O DAE chegou a abrir licitação para contratar, ainda no governo Omar Najar (MDB), empresa para reformar a ETE e melhorar as condições do espaço até setembro do ano que vem. A licitação deveria conhecer o vencedor hoje, mas o pleito foi revogado para correções no edital.

Diante do prazo apertado, os empresários resolveram procurar apoio junto ao futuro prefeito, que assume no dia 1º de janeiro, e conseguiram. Chico se comprometeu a buscar o diálogo com o Ministério Público e dar continuidade à reforma da ETE no ano que vem.

“De minha parte estou à disposição para buscar com urgência a melhor solução para este impasse. A preservação ambiental sempre foi uma preocupação minha e será uma bandeira do nosso governo”, disse Chico.

Para o empresário Dilézio Ciamarro, presidente da Associação ETE Carioba, o encontro foi positivo. “Não tem por onde, a melhor coisa que pode acontecer para a cidade é isso, não só por conta das empresas, dos empregos, mas pelo meio ambiente e pela cidade. Só que tem que ter esse prazo a mais. No passado, não aconteceram as coisas por alguns motivos, verbas que não vieram, mas agora tem um plano para reforma da estação que está lá”, afirmou.

A possível renovação do TAC está sob análise do promotor Ivan Carneiro Castanheiro, que solicitou informações complementares à prefeitura sobre o plano de reforma e ampliação da unidade, e disse que ainda aguarda os documentos. A Cetesb também estuda as renovações das licenças e não deu prazo para a solução do caso.

Sugestões

Deixe um comentário




Enter Captcha Here :

Pin It on Pinterest

Share This