O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) promoverá a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência nesta segunda-feira (30), das 08h às 14h, na FAM (Faculdade de Americana). As inscrições podem ser realizadas através do link.
A conferência terá como tema central o “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência” e o subtema “Construindo um Brasil mais Inclusivo”.
Serão discutidos cinco eixos temáticos:
- Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurado à participação das pessoas com deficiência
- Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas
- Financiamento das políticas públicas da pessoa com deficiência
- Direito e acessibilidade
- Desafios para comunicação universal
“As propostas discutidas nas pré-conferências serão apresentadas na conferência e vão ser avaliadas e votadas para a conferência estadual. Todo o processo visa o aprimoramento das políticas públicas de atendimento à pessoa com deficiência”, explica a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.
As propostas que serão apresentadas na conferência foram discutidas nas pré-conferências realizadas na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e no CPC (Centro de Promoção à Cidadania da Pessoa com Deficiência Visual), com a participação dos profissionais, frequentadores e famílias dos atendidos.
A presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mary Gonçalves, ressalta a importância da participação da sociedade para o aperfeiçoamento do sistema de proteção à pessoa com deficiência. “O Conselho Municipal, nestes dois anos de existência, teve várias conquistas e a realização desta primeira conferência é uma delas. As propostas darão sequência às discussões e diversas questões poderão ser abordadas e viabilizadas para melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência”, diz Mary.
Confira a programação da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência:
8h – 9h: Credenciamento / Coffee Break
9h – 9h30: Mesa de Abertura
9h30 – 9h40: Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD)
10h às 12h: Palestras
12h00 – 12h30: Intervalo
12h30 – 13h30: Discussão dos Eixos
13h30 – 14h: Apresentação das Propostas
14h: Eleição dos delegados e Encerramento dos trabalhos