segunda-feira, 4 março 2024
SAÚDE OCULAR

38 alunos receberam óculos gratuitos do projeto ‘Ver e Viver’

O projeto tem o objetivo de identificar e tratar problemas visuais dos alunos, principalmente para as crianças que não tem condições de arcar com as despesas
Por
Vitória Silva
Foto: Divulgação / Prefeitura de Sumaré

Nesta quarta-feira (29) a Prefeitura de Sumaré em parceria com a empresa Belgo Arames (antiga Belgo Mineira Bekaert) fizeram a entrega dos óculos para 38 alunos da Escola Municipal “Ramona Canhete Pinto”, na região do Matão. A necessidade foi identificada depois dos exames oftalmológicos realizados.

A ação faz parte do projeto ‘Ver e Viver’, que tem o objetivo de identificar e tratar problemas visuais em alunos do Ensino Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, principalmente para as crianças que não tem condições de arcar com as despesas.

Os alunos passaram por testes nas escolas e nas unidades de saúde, na qual alguns apresentaram a necessidade de usar óculos. Desde 2018 acontece o projeto na cidade.

Os professores da rede municipal foram capacitados por um profissional especializado e ajudam na triagem dos alunos nas escolas. Os estudantes são encaminhados para uma consulta com o especialista e, aqueles que necessitam, recebem gratuitamente os óculos, que é fornecido pela empresa.

“A dificuldade de enxergar influencia diretamente no rendimento escolar e recreação. O ‘Ver e Viver’ é um projeto de extrema importância para detectar precocemente problemas visuais, permitindo o tratamento antecipado. Além disso, muitos alunos não sabem que apresentam necessidades ou não possuem condições de adquirir um óculos. Agradecemos a parceria com a Belgo Arames, ela é vital para conseguirmos evitar que uma possível alteração na visão facilmente detectável na infância fique mais grave e prejudique a vida do estudante, reduzindo dificuldades de aprendizado e socialização”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também