sábado, 22 junho 2024
ESPECIALIZAÇÃO

6ª Edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio abre inscrições nesta quarta-feira (4)

Vagas são destinadas para docentes de física, química e biologia brasileiros e educadores da América Latina e Caribe
Por
Ana Flávia Defavari
Fotos: Divulgação | ESPEM 2023

Abre nesta quarta-feira (4) as inscrições da 6ª edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (Espem) no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que abriga o acelerador de partículas brasileiro, em Campinas (SP), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Serão 60 vagas para professores de física, química e biologia onde das 60, cinco vagas serão destinadas à educadores de países da América Latina e Caribe.

Com inscrições online até 24 de outubro pelo site da CNPEM, o curso/escola é gratuito e incluirá auxilio total ou parcial em transporte, hospedagem e alimentação para a participação nas 40 horas de atividades.

Os profissionais selecionados para participar no projeto terão que passar pelo processo de seleção que considera a atividade docente, Olimpíadas do conhecimento, participação em projetos e eventos, atividades de pesquisa ou extensão relacionados ao ensino assim como as cartas de motivação enviadas junto da inscrição.

Segundo o CNPEM, a turma será composta com base na diversidade geográfica, equidade de gênero e nas áreas de ensino de Física, Química e Biologia de professores das redes públicas e privadas do Brasil, América Latina e Caribe.

Sendo realizado entre 15 a 19 de janeiro de 2024, o projeto vem como objetivo estimular os professores a levarem ideias da ciência moderna para as salas de aula onde atuam.

Tendo formado 500 professores de todas as regiões do Brasil desde a criação do projeto em 2019, os professores selecionados farão visitas às unidades do CNPEM incluindo o acelerador de partículas que batiza o projeto, Sirius, além de serem introduzidos às pesquisas que estão em desenvolvimento nas áreas de Luz Síncrotron, Biociências, Nanotecnologia, Biorrenováveis e Engenharias.

O curso ainda conta com seminários, oficinas, visitas, aulas expositivas e rodas de discussões em diferentes áreas em que atuam os funcionários do Centro.

SERVIÇO
Prazo de inscrições: 4 a 24 de outubro de 2023
Data de realização do evento: 15 a 19 de janeiro de 2024.
Custo: Gratuito
Vagas: 60
Candidatos: Professores de Física, Química e Biologia do ensino médio das redes municipal, estadual, federal ou privada do Brasil e demais países da América Latina e Caribe.
Inscrições e mais informações: pelo site https://pages.cnpem.br/espem/

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também