segunda-feira, 27 maio 2024

À Imprensa, CPFL reitera segurança na barragem da represa

Adriano Vignoli, diretor de Operações da CPFL Renováveis, empresa responsável pela barragem na Represa do Salto Grande, em Americana, recebeu ontem pela manhã profissionais da Imprensa regional para uma apresentação, seguida de um “tour” pelas instalações da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) instalada na represa, e classificada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) como sendo de “alto risco”.

Segundo Vignoli, a própria empresa fez uma autoclassificação como barragem de “alto risco” diante de uma falha de operação em uma das comportas. A operação inadequada da comporta foi identificada por equipes da empresa durante inspeção e corrigida. “Por conta desta correção, o grau de risco da barragem foi reduzido para nível médio”, garantiu.

Ele ainda demonstrou a estabilidade da PCH e informou que a população não corre risco de eventual rompimento.

O “tour” pelas instalações também havia sido feito na semana passada pelo prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), na companhia do prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB), políticos das duas cidades, além de representantes da Prefeitura de Limeira. O roteiro também foi percorrido por vereadores americanenses.

AGUAPÉS
Outro assunto observado no encontro foi a questão dos aguapés que infestam a represa. Ontem, o diretor garantiu que um estudo do ciclo de vida das macrófitas deve ser recebido em 18 de março.

A despoluição e recuperação da represa será alvo de encontro hoje, para o qual foram convidados prefeitos, lideranças políticas e ambientais de toda a região, à partir das 14h no CCL (Centro de Cultura e Lazer) de Americana.

A pesquisa encomendada pela CPFL sobre as plantas aquáticas começou em janeiro de 2018, quando a remoção mecânica dos aguapés foi suspensa. Onze meses depois, a empresa retomou a ação, ampliando a quantidade de maquinário e caminhões para a retirada dos aguapés.

A empresa confirmou sua participação na reunião desta tarde.

 

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também