A Prefeitura de Americana homologou a licitação no valor de R$ 1,6 milhão, vencida pela Cel Engenharia Ltda., para as obras de revitalização do acesso ao Cemitério Parque Gramado, além da pavimentação de mais de 15,6 mil m² de vias em cinco bairros da cidade.
O prazo de vigência do contrato, que deve ser assinado nas próximas duas semanas, é de oito meses, mas a previsão é de que as obras sejam executadas até janeiro de 2020.
O valor final ficou 4,95% mais barato do que o previsto inicialmente pela Administração, que esperava gastar até R$ 1,7 milhão nas obras.
A construtora será responsável pelas obras de pavimentação e serviços complementares em diversos trechos de ruas do município, com o fornecimento de materiais, mão de obra e equipamentos.
O projeto do Executivo contempla a construção de uma via próxima ao Cemitério do Parque Gramado, com a execução de 1.677,45 m² de pavimento e de 475,18 metros de guias.
Também estão previstas a construção de calçadas para uso dos pedestres e a adoção de sentido único de direção no principal acesso ao cemitério.
Um calçadão com piso intertravado na entrada do cemitério e lombofaixas de pedestres (elevadas, na mesma altura da calçada, que funcionam como lombadas para os automóveis) também serão instaladas no acesso.
A extensão da Rua Ary Dell’Agnese, paralela à Avenida da Amizade, será asfaltada e, de acordo com a prefeitura, vai dividir o fluxo de veículos, além de facilitar o acesso para a Rua Miguel Loureiro Sacoman e demais bairros.
“A construção será feita para a melhoria do trânsito local”, explicou a Administração no início do mês, quando foi publicada a licitação.
O trecho pavimentado da via será recapeado e haverá vagas de estacionamento para carros a 45º e paralelas à guia.
A revitalização integra um pacote de pavimentação que inclui ainda a construção de 2,2 mil metros lineares de guias, além dos serviços de terraplanagem e drenagem de água pluvial necessários em diversos pontos.
Serão asfaltados trechos da Avenida Walter Minozzi, no Vale das Paineiras, das ruas José Moreno, no Jardim Alvorada, e Joana D’arc, no São Vito, e as ruas Marília Rodrigues, Batista Scarpin e Roberto Bernini, no bairro Chácara Alvorada.