Adolescente realiza sonho de ser policial por um dia

Em tratamento contra o câncer, Erick Morales, 14, emociona integrantes da Guarda de SB e "dá lição de vida" em dia inesquecível

“Eu sou igual à Emília, do Sítio do Picapau Amarelo, falo pelos cotovelos”. Foi assim que Erick Morales se apresentou ao visitar a redação do TODODIA. A referência à boneca de pano, criada por Monteiro Lobato, faz muito sentido. Semelhante à personagem da literatura infantil, o garoto é tagarela, inteligente e muito divertido. Aos 14 anos, o morador de Santa Bárbara d’Oeste enfrenta o câncer pela quarta vez. Na última terça-feira, ele realizou o sonho de conhecer a sede da Guarda Civil Municipal de SBO. O encontro foi possível depois que parte da corporação soube da admiração do adolescente pelo trabalho dos agentes de segurança.

O subcomandante Reginaldo conta que todos ficaram muito comovidos com a história do Erick. Por isso, a GCM preparou uma recepção para o garoto com direito a entrega de fardamento, apresentação no canil e passeio de viatura na companhia dos agentes. “É muito gratificante ver o reconhecimento do nosso trabalho. Além de tudo, esse menino nos deu uma verdadeira lição de vida. Foi um dia de aprendizado para nós e um dia inesquecível para ele”, afirma.

Durante a visita, o helicóptero Águia, da Polícia Militar, sobrevoava a região e logo os patrulheiros perceberam o entusiasmo do Erick. Foi daí que veio o convite inesperado para que o garoto também conhecesse a base do Águia, em Piracicaba. Acompanhados pelo Apoio Tático e pela equipe do Canil, o convidado e familiares seguiram até a Base Militar. Por lá, mais emoção. “Chorei muito, mas foi de felicidade! Sem dúvida, foi o melhor dia da minha vida. Nunca vou esquecer essa experiência”, comemora Erick.

“Ele não veio para aprender. Ele só veio para ensinar”, se emociona Regina Morales ao contar a trajetória do sobrinho. Aos sete anos, Erick passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor cerebral. Aos dez anos, novos exames constataram um tumor no abdômen. Outra cirurgia e o auxílio da quimioterapia no combate à doença. A família do menino comemorou o sucesso do tratamento. No entanto, dois anos depois, mais uma cirurgia foi necessária para a retirada de parte do pulmão. Agora, o tumor voltou e o garoto luta pela vida com muita esperança. “Ele não reclama de nada. Só vejo esse menino feliz e confiante”, conta Regina.

Erick mora com os avós paternos, desde que a mãe dele faleceu, há sete meses. Para dar continuidade ao tratamento, a cada quinze dias, ele viaja para Ribeirão Preto. E é na companhia da tia Regina que o paciente mostra desenvoltura nos corredores do hospital. Ele gosta muito de mágica e já sabe vários truques. “Quando estou no hospital para tomar medicação, mostro minhas habilidades com a mágica para outras pessoas que também estão hospitalizadas. Eu chego para alegrar quem tá tristinho”, conta.

YOUTUBER

Há um ano, Erick criou uma conta no Youtube. Ainda com poucos inscritos, o canal se chama Erick Morales Mágico. Além de mágicas, é possível acompanhar parte da rotina dele no hospital e vídeos musicais. Muito desinibido, ele dança e também toca sanfona. “Eu mesmo gravo. Eu mesmo edito. E aprendi tudo sozinho”, conta. Por enquanto, Erick usa o celular e o tablet para registrar os feitos. Mas ele diz que não vê a hora de ter um computador para melhorar a qualidade das performances.

No dia 27, Erick vai completar 15 anos. Aluno do 9º ano do Ensino Fundamental (antiga 8ª série), por conta das dores que sente, não frequenta as aulas com regularidade. Ele disse que tem saudade da escola e que as disciplinas preferidas são Português e Geografia. Cheio de planos e com mais sonhos para realizar, o adolescente confessa que não vê a hora de reencontrar a namorada, Laura, que mora em Agulha (SP). “Estou contando os dias para encontrar minha princesa”, suspira.

Pin It on Pinterest

Share This