quarta-feira, 22 janeiro 2025

Adventistas motivam ações cidadãs

A garotada se encontra toda manhã de domingo, em sete clubes espalhados por Americana. São uns 200 meninas, dos 10 aos 15 anos de idade. Todo mundo uniformizado, com lenços amarelos. De lá, a turminha corre a cidade. Vistam orfanatos e hospitais, limpam praças púbicas e participam de diversas ações sociais, Parece que foi ontem. Mas o grupo Desbravadores, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, chegou a Americana há mais de 40 anos.

É, os primeiros adolescentes se reuniram lá em 1978. A cidade começou a integrar um movimento que, hoje, se espalha por 164 países. São nada menos que dois milhões de jovens engajados, no mundo inteiro. Um trabalho de formação cívica – um estímulo ao trabalho em equipe e à responsabilidade para a vida em comunidade – lançado no Exterior em 1950. Nos clubes, a turma aprimora a própria educação.

Aprendem sobre a natureza, recebem dicas de Saúde, fazem atividades manuais, sabem dos efeitos nocivos do álcool e das drogas. Ouvem em palestras até gente que oferece orientação na escolha da profissão.

TODA FÉ

Apesar da ligação histórica com os adventista, o grupo é aberto a meninos e meninas de qualquer fé religiosa, cor, classe social. Os diretores e conselheiros da igreja ministram os treinamentos e os cursos. E a ação faz tanto sucesso que a organização já fala em abrir novos clubes, em parceria com as escolas da cidade.

Os clubes se mantêm com doações de padrinhos ou com a promoção de eventos e campanhas que arrecadam fundos. O Os clubes são como grupos de escoteiros, com ênfase religiosa em cada atividade desenvolvida. “Ensinamos valores e boas práticas cotidianos aos jovens em fase de desenvolvimento. Com certeza eles vão se tornar adultos responsáveis, íntegros e benevolentes. E, também vão ter mais força para encarar as adversidades da vida, com serenidade”, fala o dirigente regional dos Desbravadores, José Wendeo Nascimento Santos.

A garotada de Americana se reúne nos clubes Maranata, Paraíso e Onix (Campo Limpo); Conquistadores (São Manoel); Sentinelas (Jardim da Paz); Elementares (Jaguari) e Soldado de Jesus (Praia Azul). Os clubes foram organizados pelos instrutores da Igreja Adventista, mas aceitam parcipantes de famílias que professam qualquer fé. Quem tem interesse em ter informações detalhadas sobre o cronograma de atividades aos domingos, ou pretende participar de um dos grupos, pode ligar para o celular (19) 99517- 8438 ou escrever uma mensagem para no endereço eletrônico do cordenador, wendeo84@- -outlook.com

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também