segunda-feira, 24 junho 2024
EDUCAÇÃO

‘Além da Lousa’ realizou palestra gratuita na Câmara Municipal

‘Estamos preparados para as mudanças na educação?’ foi o tema da iniciativa, que aconteceu nessa quarta-feira (21)
Por
Nayara Lourenço
Fotos: Nayara Lourenço/Rede TODODIA

O Programa ‘Além da Lousa’, voltado aos educadores, realizou uma palestra gratuita na Câmara Municipal de Americana, na noite dessa quarta-feira (21). A iniciativa faz parte do cronograma de lançamento do novo livro ‘Além da Lousa – Unidos pelo propósito da educação nacional’, e abordou temas como a relação da educação com o mercado de trabalho e o papel transformador do ensino.

“Na palestra, foram apresentados dados estatísticos que nos mostram que muitos postos de trabalho estão em extinção, até 2027 muitos não vão mais existir. A BNCC (Base Nacional Comum Curricular), veio para comprovar que não podemos mais olhar somente para o intelectual. Precisamos olhar para o ser como um todo e preparar jovens para este novo mundo”, disse a neuropsicopedagoga, Paula Bonvechio.

O evento também mostrou que os educadores devem se prepararem para novas mudanças. “Nós apresentamos para os educadores que eles podem se aprimorar e desenvolver essas novas habilidades, o que contribui, posteriormente, com o desenvolvimento dos estudantes. Existem profissionais que já atuam de maneira brilhante nesta nova educação, cabe aos educadores buscarem uma outra maneira de ensinar. O livro Além da Lousa é a prova de que isso é possível”, afirmou a especialista em educação, Michelle Rampaso.

Sobre o Além da Lousa e a nova obra

O programa Além da Lousa, criado pela psicopedagoga e consultora educacional de Americana, Géssica Fernandes, visa contribuir com o bem estar socioemocional dos educadores, utilizando de diversas ferramentas das áreas de neurociência, saúde mental e educação.

“Nós temos como missão e propósito de vida cuidar do emocional do educador. Eu vejo o sistema educacional em cheque por diversas evidências, como as violências nas escolas, afastamentos, desgastes emocionais, doenças como burnout e depressão. O nosso trabalho é uma resposta para tudo isso e é capaz de proporcionar novas atitudes e caminhos, onde nasçam relacionamentos mais harmoniosos […] nós podemos garantir um ambiente educacional muito mais saudável”, explicou Géssica.

A iniciativa atua em diversas unidades escolares de Americana e região. De acordo com a consultoria educacional, as ações proporcionam melhorias no desempenho escolar, como o aumento do interesse e comprometimento dos alunos, desenvolvimento das habilidades socioemocionais em crianças e jovens, além da restauração dos relacionamentos sociais entre os alunos, o corpo docente e a própria família.

O novo livro ‘Além da Lousa – Unidos pelo propósito da educação nacional’, carrega o nome do programa e foi lançado no último sábado (17), em São Paulo. A obra reúne 30 autores, de diversas regiões do Brasil, para abordar a inteligência emocional dos educadores.

“Eu já vejo o livro Além da Lousa como meu segundo best-seller. A obra conta com pessoas brilhantes e que já possuem suas práticas pedagógicas validadas. São pessoas extraordinárias, me sinto honrada e muito orgulhosa pela construção deste livro, por todo esse time. O projeto nasceu no meu coração, mas foi abraçado por profissionais brilhantes. No final das contas, todo mundo quer ser feliz, se sentir bem, ter paz de espirito e ter uma vida próspera, eu não tenho dúvidas que o livro é uma ferramenta para isso”, concluiu Géssica Fernandes.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também