domingo, 21 abril 2024
TRANSPORTE FÉRREO

Alesp autoriza contratação de empréstimos para implantação do Trem Intercidades

Autorização aconteceu um dia após projeto do governador sofrer revés pelo legislativo
Por
Isabela Braz
Foto: Rodrigo Costa / Alesp

As deputadas e os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (21), na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), o projeto de lei que favorece a proposta do Governo de implantar o Trem Intercidades – que ligará a Capital Paulista à cidade de Campinas.

Um dia após sofrer o revés por parte da oposição das bancadas do PT e PSOL, a segunda votação aprovou por unanimidade, até mesmo com votos da oposição, o PL 912/2023, com 71 votos.

O projeto promove uma adequação na Lei Estadual 17.386/2021 e garante que o Governo Estadual possa contrair empréstimos de até R$ 6,5 bilhões junto a instituições financeiras.

A ideia é financiar parte das obras de construção do trecho ligando a atual linha férrea até a cidade de Campinas. O mesmo plano do Executivo prevê, também, a ampliação e a modernização da atual Linha 7-Rubi, que hoje liga a Capital a Jundiaí.

Com a concretização do projeto, o governo pretende ofertar três serviços: a linha 7-Rubi operando entre a Barra Funda e Jundiaí; o Trem Intermetropolitano (TIM) seguirá do município de Jundiaí com paradas nas estações em Louveira, Vinhedo e Valinhos; e o Trem Intercidades (TIC), opção expressa, que terá percurso total de 96 km e duração de aproximadamente 1h entre a Capital e Campinas, com única parada em Jundiaí.

Em suas redes sociais, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) celebrou a aprovação que garante o empréstimo para o projeto:

“De forma unânime, a Alesp acaba de aprovar autorização para que o Governo de São Paulo viabilize financiamento para que o Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas se torne uma realidade. Agradeço o empenho dos nobres deputados que reconheceram a importância desse projeto para o estado e fazem parte da transformação da mobilidade em São Paulo.”

O Prefeito de Campinas Dário Saadi comemorou em suas redes sociais, “notícia fantástica para a população de Campinas”.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também