PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Alunos de Ciep tem oficinas obre ‘Africanidades’

O Ciep Milton Santos, no bairro Praia Azul, em Americana, desenvolveu na tarde de ontem a atividade com 110 alunos de quatro turmas do 5º ano

O Ciep Milton Santos, no bairro Praia Azul, em Americana, desenvolveu na tarde de ontem a oficina “Africanidades”, com 110 alunos de quatro turmas do 5º ano. Aproveitando o Dia da Consciência Negra, a escola abriu espaço para alunas do Ensino Médio da Escola Estadual Ornela Rita Ferrari Sacilotto, que, após uma pequena explanação e a exibição de um tutorial, ensinaram os adolescentes a confeccionar bonecas de pano conhecidas como “Abayomi”, símbolo de resistência da mulher negra.

PUBLICIDADE

Segundo as professoras de História do Ciep e responsáveis pela disciplina nessas turmas, Aline Cândido Xavier, Alyne Beatriz Rodrigues, Bianca Galesi e Fernanda Dias, o objetivo da atividade foi valorizar a marca africana na cultura brasileira, bem como favorecer o respeito à identidade dos povos africanos e o reconhecimento da igualdade.

Além disso, o trabalho propiciou o intercâmbio dos alunos do Ciep com estudantes de outra escola. “É aluno ensinando aluno”, definiu Rebeca Galesi Canelo, aluna da escola Ornela Sacilotto e que teve a ideia de desenvolver esse trabalho, sob coordenação das professoras Helena Cristina Ferreira e Adriana Martins.

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This