sábado, 25 maio 2024

Americana muda Área Azul digital

A Prefeitura e a Estapar, responsável pela administração do sistema de estacionamento rotativo informatizado na área central de Americana, anunciaram ontem mudanças na Área Azul digital.

Já a partir de hoje (1º) vigoram duas alterações no sistema: aumento de 20 minutos para 60 minutos no tempo limite para efetuar o registro e pagamento da tarifa nos setores localizados no entorno dos hospitais; e também a possibilidade de utilizar o tempo de estacionamento em mais de um setor (trocar de vaga, por exemplo).

Essas mudanças, segundo a prefeitura, “visam oferecer mais tranquilidade aos usuários que frequentam os hospitais e, ao mesmo tempo, garantir que existam vagas disponíveis, pois antes da implantação do sistema rotativo havia dificuldade de vagas para emergências”.

Estão disponíveis ainda dez vagas para pacientes que fazem hemodiálise.

Outras mudanças serão implantadas após a semana do Carnaval.

Haverá ampliação do tempo máximo de permanência em cada setor, de 2 horas para 4 horas. A criação de vagas especiais denominadas “Área Branca” em frente aos hospitais, com tempo de estacionamento livre por até 30 minutos, visando atender casos emergenciais.

Além dessas mudanças, o prefeito Omar Najar (MDB) determinou que haja uma revisão do posicionamento das vagas de idosos e autorizou a Estapar em períodos específicos, previamente aprovados pela prefeitura, a realizar descontos nas tarifas de 4 horas.

E, em sintonia com pedido feito pela Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana), a possibilidade de tarifa de 30 minutos quando for utilizado o sistema por meio do aplicativo.

A concessionária irá criar, através do aplicativo ou site, um módulo de pagamento que permitirá a comerciantes que desejem pagar pelo estacionamento para seus clientes.

As alterações, anunciadas ontem à tarde pela prefeitura, são “pontos de melhoria no serviço”, segundo a Administração. O sistema começou em fase experimental no início de janeiro e a cobrança pelas vagas completou ontem 23 dias.

Segundo a prefeitura, “foram feitas avaliações, a pedido do prefeito Omar Najar, sobre algumas situações e necessidades que poderão ser ajustadas”.

“São pontos de melhorias que foram estudados e serão implantados para o atendimento de algumas necessidades e melhor atendimento aos usuários. Após a avaliação, foram feitos ajustes e melhorias a pedido da população e da Associação Comercial e Industrial de Americana”, disse o prefeito.

Sobre o funcionamento da Área Azul digital, Adélcio Antonini, diretor da Estapar, ressaltou a importância do novo sistema implantado em Americana promover a mobilidade urbana e proporcionar a rotatividade de vagas para que todos tenham opções na hora de estacionar.

Ele destacou ainda a vantagem da utilização do aplicativo para registrar o estacionamento por meio do celular.

“Agora, todos podem escolher as vagas e, principalmente, ter onde estacionar, pois a rotatividade do sistema permite esta opção. Também incentivamos o registro pelo aplicativo para ter mais agilidade e comodidade ao usuário. Em Americana já temos 15% dos usuários utilizando o aplicativo, um avanço com relação a outras cidades”, concluiu Adélcio.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também