sábado, 21 setembro 2024

Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara ganham selo de gestão ambiental

As cidades de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste conquistaram posição de destaque no ranking 2018 do programa “Município Verde Azul”, criado há dez anos pelo Governo de São Paulo para atestar a eficiência dos 645 municípios paulistas na gestão ambiental.

O estudo, desenvolvido no âmbito da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, foi divulgado anteontem, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e confere, anualmente, uma nota ambiental aos municípios paulistas, que vai de zero a 100.

Para determinar a pontuação de cada cidade, são levadas em consideração dez diretrizes, pelas quais são avaliadas ações nas áreas de esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

O resultado da pontuação de cada cidade na gestão ambiental garante aos municípios a obtenção de um selo, ou certificação, de cidade “Verde Azul”. Com isso, as prefeituras têm melhores condições para a realização de convênios, conquista de equipamentos e para busca de recursos junto aos fundos estaduais.

Entre os participantes este ano, 69 municípios conseguiram fazer a pontuação mínima e Americana foi a que mais pontuou na região: nota 90.31 dos 100 pontos possíveis. A cidade figura na décima colocação em todo Estado de São Paulo. Além da ótima colocação, Americana foi homenageada por estar entre as cinco cidades que conseguiram atingir a pontuação necessária durante os 10 anos do programa.

Os troféus conferidos à cidade foram entregues ontem ao prefeito Omar Najar (MDB), que comemorou o fato de Americana ter subido uma posição no ranking em relação a 2017. “Todo esforço na obtenção do certificado é fruto da consciência ambiental que nós temos enquanto órgão público. Tenho certeza que todo trabalho do Meio Ambiente está no caminho certo e essa certificação apenas comprova isso”, disse o prefeito.

A coordenadora da Unidade de Educação Ambiental e Planejamento, Kátia Birke, celebrou a pontuação. ” Além da pontuação, há todo um trabalho de educação ambiental envolvido feito com a sociedade, a iniciativa privada e o poder público”, disse ela.

NOVA ODESSA
A vizinha Nova Odessa este ano obteve a 32ª colocação no ranking. É a melhor posição da cidade nos dez anos de projeto estadual. Nos últimos cinco anos, é o quarto em que Nova Odessa conquista a certificação, sempre evoluindo. Da 323ª colocação, em 2013, a cidade chegou a ser 39ª por duas vezes e agora alcança o 32º lugar, com 85,63 pontos. “O título de ‘Paraíso do Verde’ nos foi dado muitos anos atrás, pela quantidade de árvores. Mas nos últimos anos avançamos muito, com as boas práticas ambientais”, destaca a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela.

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB), que é presidente do Consórcio das Bacias Hidrográficas dos Rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), além de reeleito no comando do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), disse que a cidade avança “com pequenas, médias e grandes ações”.

“É uma luta permanente e diária, para manter a boa qualidade de vida da população e o crescimento sustentável e ambiental”, completou ele, ao receber ontem em seu Gabinete a equipe do Meio Ambiente e o troféu da cidade.

SANTA BÁRBARA
Já Santa Bárbara d’Oeste também recebeu o selo de “Município Verde Azul”, com 80,23 pontos, na posição de número 65 no ranking. “Com muita honra compartilhamos mais essa ótima notícia. Pelo 4ª ano, Santa Bárbara d’Oeste recebe a Certificação do Programa de Qualificação Ambiental ‘Município Verde Azul’ (2018). Sinal do nosso comprometimento com a sustentabilidade”, comentou ontem o prefeito Denis Andia (PV).

“Esse ano nós tivemos menos municípios sendo certificados. Graças a uma série de ações propostas pelo prefeito Denis Andia, conquistamos o selo no ano do Bicentenário. Isso comprova que estamos no caminho certo, melhorando as condições ambientais”, acrescentou o secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também