segunda-feira, 9 dezembro 2024
"O JOGO/COLORADO"

Novembro azul: 13ª edição da campanha de conscientização sobre câncer de próstata acontece em Americana

O evento reuniu diversos ex-jogadores de futebol
Por
Vitória Silva
Foto: Vitória Silva / TV TODODIA

A 13ª edição da Campanha “Novembro azul – O Jogo/Colorado” aconteceu neste domingo (10) na Arena Colorado, em Americana. Uma campanha de prevenção e conscientização do câncer de próstata.

O evento organizado pelo jornalista Zaramelo Jr. junto com o médico Rogério Panhoca, busca ressaltar a importância dos exames e da prevenção contra a doença, que ainda é um tabu entre os homens.

A campanha em Americana surgiu depois de o jornalista Zaramelo Jr. passar por um diagnóstico de câncer de próstata, em 2010 e desde então vem se dedicando à conscientização sobre o assunto. “A ideia surgiu através da minha história de vida, que eu tive o câncer de próstata, e desde então eu comecei a buscar o porquê de ter descoberto tão cedo. E aí eu entendi que, por ser da área de comunicação, eu tinha que levar essa informação para frente, porque ainda existe muito tabu, existe muito preconceito, justamente pela falta de informação. Então o objetivo é passar a informação para frente para que os homens não tenham vergonha, não tenham preconceito, não tenham tabu, que procurem o médico para seguir as orientações e assim poder viver de uma forma mais tranquila, mais saudável, porque tem aquele velho ditado, quem procura acha, mas na verdade quem procura vive mais, certamente”.

De acordo com o médico otorrinolaringologista, Rogério Panhoca, a procura de realizar os exames o quanto antes, pode prevenir a doença. “O grande objetivo é informação. Passar a informação sobre uma patologia que o Zaramelo vivenciou e que tem muita importância no sentido de ser o segundo câncer mais frequente do homem. E diferente da mulher que procura a prevenção, o homem ainda procura bem menos a prevenção. Então é muito importante tocar, falar, orientar, procurar o seu urologista, quer dizer, colocar na cultura masculina também a prevenção”.

Diversas autoridades municipais estiveram presentes no evento. O prefeito de Americana, Chico Sardelli comentou sobre a importância de realizar esse evento e as ações que a prefeitura vem fazendo neste mês de novembro.

“Esse evento já marcou o ponto, todo ano, Novembro Azul na cidade Americana, como é a propaganda no estado de São Paulo e no Brasil. E a Americana está fazendo a sua parte através do Colorado, do Zaramelo, do Dr. Panhoca, que tem feito isso, e isso é muito importante, principalmente, a conscientização sobre a próstata, sobre o Novembro Azul. E nós estamos com os projetos com a saúde para poder dar tranquilidade e colocar a cidade conectada com essa questão do Novembro Azul”, disse Chico Sardelli.

O secretário de Esportes, Márcio Leal, parabenizou os organizadores do evento e abordou sobre a importância do esporte para o evento. “Quero parabenizar o Zaramelo Jr, o Dr. Rogério Panhoca, por mais um Novembro Azul, a importância desse evento, que junto com o esporte a gente faz totalmente a prevenção hoje ao câncer de próstata”, disse Leal.

Uma das novidades desta edição foi o festival de futebol envolvendo crianças e adolescentes que fazem parte do projeto social do Colorado.

A partida beneficente reuniu ex-atletas e personalidades do esporte, como Rosemiro, ex-jogador do Palmeiras, e Silas, ex-jogador do São Paulo.

“O evento acho que tem vários aspectos positivos. A gente reencontrar os amigos que a gente jogou junto, que a gente jogou contra, que a gente fez amizade. O segundo é devolver para o público que vem um pouco do carinho que eles deram para a gente durante a nossa carreira toda. E com relação ao Novembro Azul, é fundamental, a gente precisa, tem muito tabu ainda em cima disso, o pessoal tem medo. Também tem o exame do PSA que você pode fazer, mas não deixem de fazer os exames e se prevenir, porque às vezes não dá tempo, é tarde, e aí o problema, ele se agrava”, comentou o ex-jogador de futebol, Silas.

Assim como nas edições passadas, o Novembro Azul de 2024 contou com ação social com a troca de camisetas oficiais da campanha por sabão em pó. Toda arrecadação será destinada a entidades do município e região que fazem parte do sistema Colorado.

O médico urologista Renato Panhoca, que cuidou do caso do jornalista, fala da importância da prevenção e conscientização do câncer de próstata. “Bom, a importância é o diagnóstico precoce. Todo homem, depois dos 50 anos, obrigatoriamente deve fazer o exame anual, que consta no toque retal e no exame de PSA, que são exames muito simples de serem feitos. E isso dá a possibilidade realmente da gente diagnosticar a patologia precocemente, e como vocês ouviram aí vários depoimentos hoje aqui no Novembro Azul, a gente realmente consegue salvar vidas fazendo essa prevenção. A vida é melhor ao lado de todos aqueles que a gente tanto ama e que também nos ama”.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também