Na manhã desta quarta-feira (28), a Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana) sediou o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex-Facamp). A capacitação foi gratuita e voltada para empresas interessadas em vender ou que já vendem seus produtos para fora do país.
O evento teve o objetivo de esclarecer três principais aspectos que envolvem o processo de exportação, como documentação, embalagem e tributação. Além disso, o programa visou entregar informações e instruir para que o serviço seja implantado ou reestruturado de forma planejada e segura.
A realização do programa teve o apoio da Prefeitura de Americana, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Aescon (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Americana), e foi organizado e oferecido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Diogo Mentor, terceiro vice-presidente de Acia, enaltece que o programa é muito importante para que os empresários saibam que o mercado da exportação não é tão complexo como parece. “A Acia está apoiando (o programa) justamente para fomentar o comércio exterior na nossa cidade e na nossa região”, definiu.
Mentor ainda complementa dizendo que as empresas da região tem porte e produto para explorarem a implementação desse serviço.
Durante o encontro, a palestra principal foi realizada pelo monitor extensionista do Núcleo Peiex Facamp, Olavo Henrique Furtado. O palestrante conta que Americana e região tem sido muito importantes para o programa. “Esse evento vem para coroar o momento que vive as exportações brasileiras”, afirmou.
Esse foi o primeiro passo da Acia que quer avaliar os resultados do que foi esse evento, para continuar fomentando e promovendo a exportação entre as empresas, quem afirma isso é a diretora da associação, Ana Cavadas. “Vamos dar continuidade com feiras e participações nesse sentido”.