Sábado, 25 Junho 2022

Alerta: furto de veículos em Americana é o maior desde 2017

AmericanaInsegurança pública

Alerta: furto de veículos em Americana é o maior desde 2017

Indicadores criminais da SSP revelam que 209 casos foram registrados na cidade em janeiro e fevereiro deste ano  

“MURALHA DIGITAL” | Guarda espera aumento no número de pontos monitorados (Foto: Prefeitura de Americana/ Divulgação)

Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, 209 veículos foram furtados em Americana. Trata-se do maior índice desse tipo de crime na cidade desde o ano de 2017, quando 263 carros foram "levados" por bandidos no mesmo período.

Nos últimos 21 anos, em nove deles o município americanense teve mais de 200 registros de furto de veículos nos dois primeiros meses do ano, segundo números da SSP (Secretaria de Estado e Segurança Pública) do Estado de São Paulo, que faz esse levantamento desde 2001.

No entanto, essa marca não vinha sendo cruzada desde 2018. E esse aumento vem após o menor índice histórico da cidade, quando em 2021 o município teve 132 carros furtados no bimestre inicial do ano, um número que foi ajudado pelo isolamento social forçado pelo período mais agudo da pandemia do Covid-19.

"De uma forma geral, os crimes contra patrimônio subiram neste ano comparando com o ano passado, quando a pandemia reduziu o movimento das ruas", aponta José Vicente da Silva Filho, coronel da PM (Polícia Militar) de São Paulo e ex-secretário Nacional de Segurança Pública.

Ainda segundo Silva Filho, boa parte dos veículos alvos desses furtos acaba sendo recuperada, já que a maioria é usada para cometer outros crimes.


Segundo dados da mesma SSP, nos últimos 10 anos a média de recuperação tem ficado em torno de 45% no Estado de São Paulo.
"Outros veículos 'evaporam' das estatísticas, pois são desmanchados ou adulterados para que possam ser vendidos pelo crime organizado", ressalta o coronel.

AUTORIDADES
O diretor comandante da Gama (Guarda Municipal de Americana), Marco Aurélio da Silva, informa que, até o momento, dos veículos furtados na cidade neste ano, 20 foram recuperados. No ano de 2021 houve um aumento de 49% no número de veículos recuperados quando comparado ao ano anterior.

"Esse ano, a expectativa é que esses índices sejam ainda melhores, em razão do início da ampliação e funcionamento do sistema de vídeo monitoramento 'Muralha Digital'", aponta Silva.

A promessa é que os oito pontos de monitoramento inteligentes existentes hoje se transformem em 15 até o final do ano.

A PM também informa que vem realizando, junto das Guardas Municipais da região, uma série de operações conjunta para tentar coibir esse e outros crimes nas saídas da cidade.

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/