terça-feira, 18 junho 2024
FORMATURA DO PROERD

Alunos do Ensino Fundamental participam da formatura do Proerd

A celebração ocorrerá em dois períodos no Teatro Municipal de Americana
Por
Andressa Oliveira
Foto: Andressa Oliveira / Rede TodoDia

O Programa Educacional de Resistência contra as Drogas e a Violência (Proerd) foi criado pelo Departamento de Polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, no ano de 1983. O motivo, foi o aumento de casos de uso e entorpecentes e tráfico de drogas em uma das maiores cidades do pais. Hoje o programa está em mais de 58 países.

O projeto veio para o Brasil nove anos depois, em 1992, no estado do Rio de Janeiro, sendo o pioneiro a ser executado no Brasil.

A Rede TodoDia entrevistou o Tenente-Coronel Adriano Daniel, da Policia Militar, comandante do 19º Batalhão do Interior, que informou ser um sucesso (o Proerd) no Interior, e explicou melhor sobre o programa.

“Nós temos um policial militar toda a semana com os alunos do 5º ano do ensino fundamental, e no curso ele aborda sobre a cidadania, como ser um bom cidadão, temas sobre bullying, não praticar violência e principalmente a dizer não às drogas”, explicou o oficial.

O comandante informou o motivo pelo qual o programa é executado só para os alunos do 5º ano.

“É estratégico nessa faixa etária, entre os 10 e 12 anos, é onde eles vão entrar na pré-adolescência, e podem acabar sendo vitimas de um traficante. Então, é onde a policia militar está presente e planta a boa semente“, enfatiza.

O Tenente-Coronel relata que foi uns dos primeiros alunos a participar do Proerd (Programa Educacional de Resistência contra as Drogas e a Violência), e que hoje, no comando do 19º Batalhão da Policia Militar, é uma de suas bandeiras e que o principal patrimônio são as crianças.

Em Americana a formatura dos alunos do 5º ano do ensino fundamental, no 1º semestre, acontecerá nesta quinta-feira (21), no Teatro Municipal “Lulu Benencase” em dois períodos, às 12h30 serão oito escolas: Marcelino Tombi, E.E Sinesia Martini, Delmira, São Vicente de Paulo, Luiz Hipólito, Colégio Maggi, Colégio Olímpia e Colégio Maestro Germano Benencase.

O segundo período será ás 19h30, com a participação de quatro escolas: E.E Octavio, João de Castro, Antares, Paulo Freire, totalizando 5.491 alunos, sendo 50 alunos do ensino infantil, 4.086 alunos do 5º ano e 1.355 alunos do 7º ano ensino fundamental.

O Teatro Municipal está localizado na rua Gonçalves Dias, 696 – Jardim Girassol, em Americana.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também