segunda-feira, 22 julho 2024

Americana anuncia mutirão de consultas médicas a partir de sábado

Prefeitura divulga o início de 470 atendimentos pelo Cismetro, para urologia, oftalmologia e dermatologia a pacientes que esperam na fila da rede pública 

Oftalmologia é uma das três especialidades incluídas no mutirão de consultas a ser oferecido em Americana (Foto: Arquivo/TodoDia Imagem)

Americana começa a realizar a partir deste sábado (20) um mutirão de consultas de urologia, dermatologia e oftalmologia a pacientes da rede pública de Saúde. De acordo com Secretaria de Saúde da cidade, serão oferecidos inicialmente 470 atendimentos, 250 deles para pacientes que aguardam a avaliação de um urologista.

No início deste mês, uma reportagem do TodoDia revelou que a rede municipal não possui profissionais de urologia no quadro de funcionários. O mês de novembro é marcado pela mobilização em torno da conscientização sobre o câncer de próstata, o “Novembro Azul”. Atualmente 1,7 mil pessoas estão na fila de espera por consultas urológicas no município.
Os médicos que vão oferecer os atendimentos no mutirão anunciado nesta quinta-feira (18) foram contratados por meio do Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas). A Prefeitura de Americana formalizou adesão ao consórcio neste mês, como alternativa para reduzir filas por consultas e exames na rede pública.
Os pacientes estão sendo convocados para comparecimento pela Secretaria de Saúde, conforme a fila de espera.
Além dos atendimentos em urologia, serão oferecidas 160 consultas com oftalmologistas e 60 com dermatologistas – sendo esta última a principal demanda da rede. Atualmente 3,8 mil pessoas aguardam por atendimento dermatológico e outras 3,4 mil por consultas oftalmológicas. Os atendimentos serão realizados no Núcleo de Especialidades e continuam na próxima semana
“O nosso principal objetivo com o mutirão é eliminar as filas de espera por consultas com médicos especialistas. Na medida em que forem contratados mais profissionais, outras especialidades também serão contempladas e mais pessoas beneficiadas”, explicou o secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
“Estou muito feliz em iniciar este mutirão para promover agilidade no tratamento de saúde dos americanenses. Saúde tem sido a prioridade em nossa administração desde a organização de todo processo de vacinação e agora, atuamos em outras frentes para começar a zerar a demanda por especialistas, reprimida desde 2017”, disse o prefeito Chico Sardelli (PV).
Em setembro, aproximadamente 31 mil pessoas esperam na fila por consultas e outras 7,8 mil por exames e outros procedimentos.
O Cismetro tem quase 20 prefeituras consorciadas na região.

Por meio do consórcio, as prefeituras que integram o grupo pagam uma taxa mensal de manutenção (de R$ 10,6 mil) e têm acesso a uma rede credenciada de médicos, pagando por cada procedimento oferecido aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), de acordo com uma tabela de preços comum aos municípios. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também