sexta-feira, 12 abril 2024

Americana bate recorde diário de vacinas aplicadas

 Com reforço da FAM, Unisal e Unimed, cidade atinge maior número de vacinas num único dia: 3,7 mil doses

Os três novos espaços reforçaram a campanha de vacinação nessa fase em que o público-alvo aumentou ( Foto: Arquivo/ Todo Dia)

Contando com o reforço do uso do espaço físico e equipes voluntárias na FAM (Faculdade de Americana), Unisal (Centro Universitário Salesiano) e Unimed, a Prefeitura de Americana aplicou nesta segunda-feira 3.755 doses da vacina contra a Covid-19, o recorde diário desde o início da campanha de imunização.

No sábado (19), em um mutirão realizado nas duas instituições, foram 2.888 doses.

De acordo com informações da prefeitura, nesta segunda-feira (21), receberam a primeira dose 279 pacientes com comorbidades, 3.300 pessoas com 50 anos ou mais, 31 profissionais da educação, 54 da saúde, 38 gestantes e puérperas e 28 pessoas com deficiência permanente. A segunda dose foi aplicada em nove gestantes e puérperas, 10 idosos, quatro profissionais de saúde e dois da educação.

O total de doses aplicadas chegou a 118.630, sendo 85.432 da primeira dose e 33.198 da segunda. Nesta segunda, a prefeitura recebeu 3.042 doses da vacina fabricada pela Pfizer, que será utilizada para imunizar o grupo de 50 anos ou mais.

REFORÇO

Os três novos espaços reforçaram a campanha de vacinação nessa fase em que o público-alvo aumentou. A vacinação nesses locais foi uma alternativa implantada em substituição aos pontos de drive-thru, que segundo a prefeitura causam transtornos e têm efetividade até inferior em relação ao número de doses que podem ser aplicadas por dia.

Na avaliação da Secretaria de Saúde, os dois primeiros dias nos novos espaços tiveram resultados positivos.

“O trabalho no local é recente, portanto ele é avaliado e reavaliado diariamente para que se verifique possíveis melhorias e que com o avançar do tempo possa ter melhores resultados”, trouxe a nota.

A Prefeitura de Americana afirmou ainda que “é fundamental que as pessoas cheguem somente na hora agendada para a sua vacina, evitando assim que haja mais gente na espera ou aglomerações desnecessárias”.

Nesta terça-feira (22), serão vacinadas, por meio de agendamento, pessoas com 50 anos ou mais, profissionais de saúde, inclusive educador físico e veterinário, profissional da educação com 18 anos ou mais, gestantes e puérperas (que deram à luz nos últimos 45 dias) com mais de 18 anos, pacientes com comorbidade, pessoas com deficiência permanente, pessoas com Síndrome de Down e transplantados em uso de imunossupressor.

Também é possível agendar a aplicação da segunda dose para quem recebeu vacinas de Oxford/AstraZeneca e CoronaVac. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também