sexta-feira, 12 abril 2024

Americana é considerada a melhor cidade em segurança e meio ambiente, segundo estudo

Americana foi avaliada dentro do grupo de 41 municípios com mais de 200 mil habitantes

Foto: Divulgação / Prefeitura de Americana

Americana foi considerada a melhor cidade com mais de 200 mil habitantes, nos quesitos segurança e meio ambiente, no estado de São Paulo, segundo o estudo “Comparação do Nível de Desenvolvimento dos Municípios Paulistas de Maior Porte”, que teve sua divulgação feita no mês de abril.

O estudo apresentou todas comparativos das principais áreas associadas ao nível de desenvolvimento socioeconômico (qualidade de vida), e foi elaborado pelo Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), com a participação de professores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e pela Fatec.

Americana foi avaliada dentro do grupo de 41 municípios com mais de 200 mil habitantes, que concentram, aproximadamente, 64% dos residentes do Estado. Foram levadas em consideração as áreas de economia, saúde, educação, meio ambiente, segurança, mobilidade e finanças públicas.

Americana obteve, na área de segurança, um dos menores índices de exposição a crimes violentos entre 2019 e 2021 e foi avaliada com nota 10, ficando em primeiro lugar ao lado de cidades como Piracicaba, Franca e Presidente Prudente.

A cidade também ficou com o primeiro lugar, no meio ambiente, graças à boa pontuação, de 2019 a 2021, no Programa Município Verde Azul. No cômputo geral, a cidade obteve a primeira colocação, com 10 pontos, junto com São José do Rio Preto, Santos e Mogi das Cruzes.

“Americana demonstra novamente sua força, sua pujança, como uma das cidades mais prósperas e importantes do nosso Estado. Eu e o vice Odir Demarchi ficamos muito felizes com esses números, e vamos trabalhar cada vez mais para que esse progresso seja contínuo, em todas as áreas”, disse o prefeito Chico Sardelli.

Também foi avaliado o quesito Educação, nessa área os estudiosos analisaram o índice de desenvolvimento da educação básica e o nível de escolaridade da população no índice paulista de responsabilidade social. Americana ficou em 3º lugar, com nota média 9,6.

Classificação geral

Pelo IDH Verde (saúde, educação, economia e meio ambiente), Americana fica em 2º lugar, com 9 pontos;

Na classificação global pelo método NEC, que engloba as áreas de saúde, educação, segurança, meio ambiente, mobilidade, economia e finanças públicas, Americana ficou em 4º lugar, com 8,40 pontos:

Pelo IDH tradicional (saúde, educação e economia), a cidade também está em 4º lugar, com 8,67 pontos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também