quinta-feira, 25 junho 2026
SAÚDE

Americana emite alerta a farmácias sobre receitas falsas de medicamentos controlados

Medida busca evitar dispensação irregular de psicotrópicos no município
Por
Diego Rodrigues
A Vigilância em Saúde reforçou que estabelecimentos farmacêuticos devem recusar documentos com indícios de irregularidade e comunicar imediatamente às autoridades sanitárias. Foto: Prefeitura de Americana

A Unidade de Vigilância em Saúde (Uvisa) de Americana emitiu um alerta aos estabelecimentos farmacêuticos do município após a identificação de uma receita médica de controle especial falsificada. A medida foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (25) e tem como objetivo evitar o fornecimento irregular de medicamentos sujeitos a controle sanitário.

Adolescente é investigado
O caso ganhou repercussão após a apreensão de um adolescente de 16 anos, suspeito de utilizar receitas falsas para obter medicamentos psicotrópicos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Segundo a Vigilância, a ocorrência foi registrada por meio de boletim apresentado pela médica Rosa Sacilotto. O documento fraudulento corresponde a uma Notificação de Receita B, utilizada para prescrição de medicamentos controlados.

Foram identificadas irregularidades como divergências na identificação do emitente, inconsistências na numeração e diferenças na assinatura e no carimbo em relação aos utilizados pela profissional.

Fraude foi descoberta em UBS
A Polícia Civil apura o caso após o adolescente apresentar o receituário falsificado em uma UBS do Jardim Alvorada. A fraude foi percebida por uma funcionária, que desconfiou do documento ao verificar que a médica não atuava na unidade.

De acordo com o investigador Marcos Mella, o jovem já teria conseguido retirar medicamentos em outras ocasiões. Durante a apuração, também foi identificado que parte dos remédios foi repassada a um colega de escola, que passou mal após o consumo.

Na casa do adolescente, foram apreendidas receitas em branco e um carimbo em nome da médica. A investigação busca esclarecer se os materiais foram furtados ou produzidos de forma irregular.

O adolescente foi liberado após prestar depoimento, com compromisso de comparecimento à Vara da Infância e da Juventude. Ele já possui histórico de ato infracional por falsificação de dinheiro em 2024.

Orientação aos estabelecimentos
A Vigilância em Saúde orienta que farmácias e drogarias recusem receitas com indícios de irregularidade e comuniquem imediatamente às autoridades sanitárias.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também