quarta-feira, 24 abril 2024
DAE

Americana inaugura nova Estação Elevatória de Esgoto da Praia Azul

Obra melhora o tratamento do esgoto da região suportando o crescimento populacional da área
Por
Isabela Braz
Foto: Susy Coutinho/Prefeitura de Americana

Americana começou abril com um pedido muito antigo finalmente sendo atendido na região da Praia Azul. Nesta segunda-feira (1), a Prefeitura Municipal inaugurou uma nova Estação Elevatória de Esgoto construída pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana no Balneário Salto Grande, na região da Praia Azul.

A estação, que vem sendo planejada desde o primeiro ano da administração do prefeito Chico Sardelli (PL), em 2021, é fruto de um investimento de R$ 4,6 milhões, provenientes de convênio firmado com a Caixa Econômica Federal, por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), linha de crédito para a realização de obras viárias e de saneamento.

“É um benefício ambiental incalculável que vai resolver o problema de extravasamento da Orla da represa e dos locais onde costumeiramente tem. Nós estamos muito atentos. Ela com isso vai nos possibilitar fechar a elevatória da rua maranhão proporcionando um melhor trabalho”, disse Chico, que é importante trazer esse trabalho para mais qualidade de vida da população da região.

A nova área da EEE-17 dará lugar a antiga elevatória, que com essa nova em funcionamento já está desativada, já que já não suportava a demanda do bairro, que teve um crescimento populacional forte com o passar dos anos.

Segundo o superintendente do DAE, Marcos Morelli, O DAE também instalou uma rede da linha de recalque interligando a EEE-17 com a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do mesmo bairro. Trata-se de um serviço de instalação hidráulica que transporta o fluido de cota inferior para uma cota superior, enquanto o escoamento é feito por um conjunto de três motobombas, que trabalham alternado,

“Tem um gerador de energia que suporta até 14h sem energia elétrica, que era o maior problema que a gente tinha aqui. Acabava a energia, o esgoto extravasava. Então agora acredito que esse problema vai ser solucionado”, diz Morelli.

A área da EEE-17 conta com paisagismo, seis câmeras de segurança e cerca digital – um dispositivo que emite um sinal que, se interrompido, acusa a possibilidade de invasão.

No evento, autoridades e representantes do DAE estiveram presentes. Os vereadores Lucas Leoncine (Sem Partido) e Léo da Padaria (PL) representaram o Legislativo na data.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também