sábado, 25 maio 2024

Americana realiza mutirão de exame papanicolau no próximo sábado

Serão dez unidades básicas de saúde que irão realizar, além do papanicolau, pedidos para mamografias 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Americana

A Secretaria de Saúde de Americana, no interior de São Paulo, promoverá no próximo sábado (18) um mutirão de exames papanicolau como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher. O atendimento será realizado entre 8h30 e 15h em dez unidades básicas de saúde que estão distribuídas em diversos bairros da cidade. Além do papanicolau, as unidades também irão realizar pedidos para mamografia.

Não é necessário fazer agendamento, mas as mulheres precisam comparecer munidas de documento pessoal com foto e o cartão SUS. O atendimento será aberto a todas as moradoras de Americana, independentemente do bairro onde moram. Para realizar o exame de papanicolau, as mulheres precisam ter idade entre 25 e 64 anos. Já os pedidos de mamografia serão feitos para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.

A ação tem como objetivo incentivar e garantir o acesso dessas mulheres aos cuidados com a saúde e prevenção de doenças. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais comum entre mulheres no Brasil e o exame preventivo é uma das principais formas de detecção precoce da doença.

As unidades de saúde que estarão abertas são: Vila Mathiensen, São Vito, Vila Gallo, Parque Gramado, Parque da Liberdade (anexo à UBS Gramado), São Domingos, Parque das Nações, Praia Azul, Antônio Zanaga e Jardim Alvorada. O mutirão de exames é uma iniciativa que esperase torne anual e que impacte positivamente na saúde das mulheres na cidade.

Outras ações dedicadas ao Dia Internacional da Mulher estão sendo organizadas em Americana e incluem atividades como palestras, rodas de conversas e apresentações culturais. A programação completa pode ser conferida no site da prefeitura da cidade.

O evento de prevenção e promoção da saúde é promovido em uma das datas mais importantes do calendário feminino e tende a ajudar no combate ao câncer de colo do útero, que mata mais de 4 mil mulheres a cada ano no país. As pacientes não precisam estar previamente cadastradas, basta comparecer a uma das unidades de saúde no dia da ação e passar pela triagem.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também