quarta-feira, 19 junho 2024
SABER LER E ESCREVER

Americana tem menor índice de analfabetismo da RMC entre população de 15 anos ou mais

Taxa municipal de alfabetização é de 98,33%, sendo o 42º melhor resultado do país
Por
Por Isabela Braz

O município de Americana teve destaque na Educação, apresentando o menor índice de analfabetismo da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e o quarto menor do Estado entre a população de 15 anos ou mais. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nesta sexta-feira (17), pelo “Censo 2022 Alfabetização: Resultados do Universo”.

Em nível nacional, a taxa medida em Americana tem o 42º melhor resultado, tendo registrado taxa de alfabetização de 98,33%

A análise foi realizada pela Unidade de Estatística e Análise Socioeconômica da Secretaria de Planejamento de Americana e indica o menor percentual de analfabetos (1,67%) entre as pessoas com idade igual ou superior a 15 anos na região. No País, este índice é de 7%, onde foi apresentado uma queda.

O secretário de Educação do município, Vinicius Ghizini, se mostra satisfeito com o resultado. “A administração Chico Sardelli e Odir Demarchi está no caminho certo quando se fala em investimentos na Educação. O que diferencia um gestor é a concretude de suas ações e o atual governo de fato destina esforços e recursos para qualificar a cada dia mais a Educação em Americana”, garantiu o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.

Entre as principais ações elencadas por Ghizini para explicar o índice, estão a adoção de material didático apostilado para os estudantes; o investimento em livros paradidáticos para a formação de leitores críticos; a retomada da Semana da Educação e das formações de professores e demais educadores; a contratação de profissionais para a Educação por meio de concurso público e as melhorias estruturais por meio de reformas e ampliações de escolas. “Todas estas medidas transformam as unidades da rede em ambientes acolhedores e de referência para as crianças e adolescentes, o que estimula o aprendizado durante todo o ano letivo”, disse.

A compilação de dados feita pelos sociólogos Maria Aparecida Martins Feliciano e Leandro Uemura Souza demonstrou que a taxa municipal de alfabetização é superior também ao índice nacional, de 93%. “A Unidade de Estatística e Análise Socioeconômica realiza um trabalho de excelência que permite aos gestores a tomada de decisões embasadas em dados sólidos como estes”, afirmou o secretário de Planejamento de Americana, Diego Guidolin.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também