terça-feira, 23 abril 2024

Americana terá 100% das vias iluminada em LED até o fim do ano, anuncia prefeito Chico Sardelli

Previsão é que obras comecem já no início do próximo mês pelos bairros Vila Americana e Morada do Sol

Por: Renato Pereira

Foto: Divulgação

O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), anunciou em coletiva na tarde desta quinta-feira (27) iluminação de LED em todas as vias do município até o final deste ano.

Depois de concluída a obra, Americana será a primeira cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a contar com 100% de iluminação com a tecnologia. O anúncio foi feito ao lado do secretário de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Camargo, do vice-prefeito, Odir Demarchi, do presidente da Câmara, Thiago Brocchi (sem partido) e de um dos proprietários da empresa SRE Engenharia e Construções LTDA, Wilhem Heinz Crosara, vencedora da licitação.

O investimento é de mais de R$ 20,4 milhões e será custeado com verbas de arrecadação e da CIP (Contribuição de Iluminação Pública). “Essa modernidade oferece segurança para a população, pois as lâmpadas são mais eficientes na luminosidade, garantindo também mais economia ao município”, destacou o secretário.

A previsão de Camargo é que a nova fase de substituição dos equipamentos para LED comece na primeira quinzena de maio, quando serão atendidos os bairros Jardim Nova Americana, Jardim Brieds, Vila Grassi, Jardim Recanto, Vila dos Galos, Vila Biasi, Vila Rasmussen, Vila Gallo, Vila Elvira, Vila Santa Catarina, Vila São Pedro, Jardim Marcia Cristina e Jardim São Pedro, onde serão substituídos 1.415 pontos de iluminação pública.

Camargo avaliou ainda que bairros mais distantes do centro urbano, como a região do Monte Verde, também devem ser contemplados, de acordo com o cronograma da pasta. “São áreas que vamos avaliar os pontos críticos para que sejam incluídas”, disse.

Em 2021 e 2022, a Prefeitura de Americana investiu R$7,4 milhões na implantação de LED, completando 65% das ruas e avenidas com a nova tecnologia, totalizando cerca de 6,5 mil pontos instalados. Com as obras de instalação anunciadas nesta quinta-feira, serão substituídos outros 12 mil pontos das vias com os novos dispositivos.

A iniciativa visa melhorar a luminosidade dos pontos escuros, além de gerar energia mais limpa e econômica. De acordo com o último Anuário Energético do Estado de São Paulo, que tem como referência o consumo em 2021, a iluminação pública de Americana consumiu no período 18.937.159 kwh.

O relatório é elaborado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. “Um anúncio importante, muito esperado pela população de Americana.

O investimento nessa tecnologia promoverá melhorias na segurança pública e economia do dinheiro público, deixando nossa cidade mais bonita, agradável e moderna, interferindo diretamente na qualidade de vida das famílias”, comentou o prefeito.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também