quinta-feira, 18 abril 2024

Americana: vereadores propõem ‘Procuradoria Especial da Mulher’

O objetivo é instituir um instrumento de organização, participação e luta das mulheres, para construção de alternativas e ações que contribuam para a superação das desigualdades de gênero e o empoderamento das mulheres

Câmara Municipal de Americana (Foto: Câmara de Americana)

A vereadora Professora Juliana (PT) e os vereadores Marschelo Meche (PSL), Dr. Daniel (PDT) e Vagner Malheiros (PSDB) protocolaram na Câmara de Americana um projeto de lei propondo a criação de uma Procuradoria Especial da Mulher, um órgão independente da procuradoria do Legislativo e da Mesa Diretora, que teria objetivo de promover e acompanhar as pautas ligadas aos direitos das mulheres na cidade.

De acordo com o grupo que elaborou o projeto, o objetivo é instituir um instrumento de organização, participação e luta das mulheres, para construção de alternativas e ações que contribuam para a superação das desigualdades de gênero e o empoderamento das mulheres.

Conforme o projeto, caberá à Procuradoria desenvolver programas e ações para a prevenção e combate à violência contra mulher, saúde da mulher, inserção da mulher no mundo do trabalho, na política e nos espaços de decisão, entre outras atividades.

“O objetivo da Procuradoria da Mulher é que ela atue na promoção da igualdade de gênero, autonomia, empoderamento e representação das mulheres, bem como o enfrentamento a todas as formas de discriminação e de violência contra as mulheres de todas as idades e segmentos sociais, étnicos, econômicos e/ou culturais”, explica uma das autoras, a vereadora Professora Juliana.

No âmbito do Poder Legislativo, a primeira Procuradoria Especial da Mulher foi instalada em 2 de julho de 2009, por meio da Resolução nº 10, do mesmo ano, que criou a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara dos Deputados. No Senado Federal, a criação deu-se pela Resolução nº 9, de 2013, que instituiu a Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal.

Na análise do grupo que protocolou o projeto, essas iniciativas representaram “grande avanço” para as políticas de gênero, principalmente quanto à participação política e aos direitos da mulher. Na região, cidades como Piracicaba e Limeira já possuem a procuradoria no âmbito das câmaras municipais. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também