quinta-feira, 29 fevereiro 2024

Câmara aprova vaga exclusiva para autistas em Americana

Projeto obriga vagas em estacionamentos de supermercados, hipermercados e shopping

projeto de lei nº 19/2022, de autoria do presidente da Casa, vereador Thiago Martins (PV) (Foto: Câmara de Americana/ Divulgação)

Os vereadores de Americana aprovaram durante a sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (17) o projeto de lei nº 19/2022, de autoria do presidente da Casa, vereador Thiago Martins (PV), que obriga a destinação de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em supermercados, hipermercados e shoppings no município.

De acordo com a proposta, os estabelecimentos ficam obrigados a disponibilizar 2% do total de vagas para veículos que transportem pessoas com TEA, sendo garantida no mínimo uma vaga. O projeto estipula ainda que as vagas devem ser sinalizadas com o símbolo que identifica a pessoa com autismo – uma fita colorida em formato de quebra cabeça – e uma placa indicando “vaga exclusiva para autistas”.

“Ao parar em uma vaga comum para pessoas com deficiência (PCD), as famílias e os próprios autistas muitas vezes passam por constrangimentos, uma vez que a síndrome não é visível. A reserva específica de vagas é, portanto, indispensável para evitar esse tipo de situação”, comentou Martins, que lembrou que a Câmara Municipal de Americana, em iniciativa pioneira, já destinou duas vagas de estacionamento conforme determina o projeto de lei em sua nova sede. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também