terça-feira, 27 fevereiro 2024

Cinco escolas da rede municipal de Americana, contarão com aulas de empreendedorismo

Por
Jaqueline Durões

 Neste ano os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal terão aulas para estimular o desenvolvimento do potencial empreendedor

Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Americana

O empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, entre outras atribuições. Pensando nisso o prefeito Chico Sardelli lançou na quinta-feira (09) o Programa Educação Empreendedora, uma iniciativa das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Neste ano os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de cinco escolas da rede municipal de ensino terão aulas para estimular o desenvolvimento do potencial empreendedor.

O programa foi anunciado na escola CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) Profª Philomena Magaly Makluf Rossetti, no bairro São Vito, com a participação do vice-prefeito Odir Demarchi, dos secretários Vinicius Ghizini (Educação) e Rafael de Barros (Desenvolvimento Econômico), do gerente regional do Sebrae-SP, Fábio Gerlach e do presidente da Câmara, Thiago Brochi.

As escolas contempladas são: CIEPs (Centro Integrado de Educação Pública) Prof. Octávio César Borghi no bairro Cidade Jardim, Profª Oniva de Moura Brizola no bairro Antônio Zanaga, Profª Maria Nilde Mascellani no bairro Residencial Jaguari, Prof. Anísio Spínola Teixeira no bairro São Jerônimo e Profª Philomena Magaly Makluf Rossetti no bairro São Vito, no total serão, 2.185 alunos beneficiados.

O programa incluem atividades literárias, filmes e atividades com o objetivo de sensibilizar alunos a refletirem sobre valores, atitudes empreendedoras, cidadania, ética, sustentabilidade, diversidade e busca do autoconhecimento. Os alunos terão acesso a conteúdos em filmes como “Detona Ralph”, “Divertidamente”, “Rio” e “Trolls” e a textos como “O que é que eu vou ser?”, do escritor Pedro Bandeira, e “Esquadrão Curioso: Caçadores de Fake News”, do jornalista Marcelo Duarte.

As atividades pedagógicas descritas pelo projeto serão aplicadas após a apresentação dos materiais, propondo reflexões sobre o mundo das profissões, o valor do trabalho e do planejamento para a realização de sonhos.

O prefeito agradeceu os professores pelo trabalho na cidade, dizendo “é motivo de orgulho estar com os educadores, levando as propostas. A Educação se faz com a dedicação dos profissionais. O objetivo deste programa é estimular o desenvolvimento do potencial empreendedor, isso é cidadania, carinho, é pensar nas nossas crianças, e planejar o futuro delas, que estarão nos substituindo como professores, médicos, advogados, prefeito, vereadores e demais profissões que escolherem”.

Já o vice-prefeito Odir fez um apelo às crianças presentes no lançamento do projeto. “Aproveitem a oportunidade que vocês estão tendo. Escutem seus pais e levem para eles o aprendizado que vocês receberão através dessa parceria com o Sebrae. Isso com certeza fará as famílias muito mais unidas e felizes”.

O secretário de Educação agradeceu a parceria do SEBRAE, e explicou; “o empreendedorismo a partir de hoje entra na grade curricular do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Teremos uma aula por semana em que os alunos serão estimulados a desenvolver a sua criatividade, a iniciativa e o empreendedorismo aliado aos demais conhecimentos de matemática e das demais habilidades curriculares. O objetivo da iniciativa é despertar competências e habilidades, fortalecendo a autoestima e autonomia dos alunos para a construção de projetos de vida sadios”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico elogiou a iniciativa do SEBRAE, presente em outros municípios parceiros. “Ensinar empreendedorismo é ensinar responsabilidade, comprometimento e ética, úteis não só no momento de abrir uma empresa, mas para diversos campos profissionais e pessoais em nossas vidas”.

Fábio Gerlach, gerente regional do Sebrae-SP, destacou que estas habilidades vão acompanhar os estudantes durante toda a vida. “O que o Sebrae quer com esse programa é que vocês cresçam sabendo que podem ser o que quiserem, desde que façam isso com ética, cuidado e comprometimento”.

O lançamento do projeto também contou com as presenças: secretário de Comunicação e Tecnologia da Informação, Leon Botão; os vereadores Lucas Leoncine e Silvio Dourado; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Americana (ACIA), Marcelo Fernandes; o coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Pedro Marin; o presidente da Feira Industrial de Americana (Fidam), Leandro Zanini; a diretora da unidade, Wanda Pastori; diretores escolares e alunos do CIEP São Vito.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também