sábado, 22 março 2025

DAE anuncia licitações para obras de R$ 16 milhões em Americana

 Pacote inclui construção de nova Estação Elevatório de Esgotos no Salto Grande, além da troca de 34 quilômetros de redes antigas de abastecimento de água pela cidade

Redes de abastecimento antigas estão sendo trocadas em toda a cidade pelo programa “Agua nas Torneiras”, do DAE de Americana (Foto: Susy Coutinho/Prefeitura de Americana)

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana publica, neste sábado (4), três editais para abertura de licitações de obras que totalizam investimentos de aproximadamente R$ 16 milhões. As concorrências públicas têm como objetivo a contratação de empresas para a construção da nova Estação Elevatória de Esgoto Balneário Salto Grande (EEE 17), na região da Praia Azul; troca de 19 quilômetros de rede de água da região do bairro São Vito; e a troca de 15 quilômetros de rede de água do bairro Jardim São Paulo.

Os recursos são provenientes de convênio firmado com a Caixa Econômica Federal, por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), linha de crédito para a realização de obras viárias e de saneamento a juros abaixo do valor de mercado.
A assinatura do convênio foi feita no dia 19 de novembro pelo prefeito Chico Sardelli (PV), que também contemplou recursos que serão utilizados pela Administração Municipal para recapear diversas vias públicas.
“Agora vamos acelerar os investimentos do programa ‘Água na Torneira’ para substituir redes antigas por tubulações novas e modernas. Este investimento é essencial para Americana, além de nos permitir investir na preservação de recursos naturais por meio do aumento do tratamento de esgoto. Estamos fazendo a lição de casa”, disse Chico.
“Esse financiamento tem uma importância muito grande porque vai permitir que o DAE acelere principalmente as obras de troca de rede. O nosso programa ‘Água na Torneira’ precisa dessas trocas, pois Americana tem uma rede muito antiga, sendo obsoleta em muitos locais. Esse investimento vai permitir velocidade na troca da rede desses dois bairros”, explicou o superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia.
O diretor também destacou a importância da construção da nova estação elevatória na região da Praia Azul. “Essa é uma elevatória final, que fica em um ponto baixo, ao lado da represa. A nossa elevatória atual está velhinha e não aguenta mais toda a demanda de crescimento que aconteceu na região”, comentou Zappia.

A entrega das documentações e propostas das empresas interessadas em participar dos processos licitatórios ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2022. O edital estará disponível, após a publicação no Diário Oficial neste sábado. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também