quinta-feira, 25 julho 2024

‘Dia D’ aplicou 1.355 doses da Campanha de Vacinação em Americana

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, 660 crianças compareceram para atualizar a carteira de vacinação

Foto: Prefeitura de Americana

A Secretaria de Saúde de Americana aplicou no sábado (20) 1.355 doses de vacina durante o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação.

Do total de doses aplicadas no ‘Dia D’, 865 foram contra a Poliomielite, 314 de vacinas diversas e 176 contra a Covid-19. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, 660 crianças compareceram para atualizar a carteira de vacinação. Desse total, 47,6% receberam algum tipo de vacina, enquanto que 52,4% estavam em dia com o esquema vacinal.

A vacina contra a Poliomielite é destinada às crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias e todas devem receber a gotinha, independentemente de esquemas vacinais anteriores.
Já a campanha de multivacinação tem como público-alvo crianças a partir de dois meses de idade até adolescentes com 14 anos, 11 meses e 29 dias.

A campanha de multivacinação e contra a Pólio vai até o dia 9 de setembro e as vacinas seguem disponíveis em todas as unidades básicas de saúde, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h.

A data marcou ainda o início da vacinação contra a Covid-19 em crianças de três a quatro anos, portadoras de comorbidade ou deficiência permanente. Foram seis doses aplicadas nesse público, porém outras faixas etárias também foram contempladas, sendo 45 aplicações da dose pediátrica geral, 51 da segunda dose infantil, 9 da segunda dose (adulto), 37 da terceira e 28 da quarta dose.

Também começou a aplicação da quarta e quinta doses contra a Covid-19 aos imunossuprimidos graves: a quarta dose já pode ser aplicada em pessoas com 12 anos ou mais e a quinta dose em pessoas com 18 anos ou mais, desde que respeitado o intervalo referente a cada imunizante e comprovada a imunossupressão mediante documentação médica ou exames.

Em relação à Covid-19, a vacinação para o público infantil tem início às 8h30 e se encerra às 15h.

Os pais ou responsáveis legais devem levar documento da criança, CPF, cartão SUS e a carteira de vacinação de rotina e de Covid (se já for vacinada). 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também