quinta-feira, 25 abril 2024

Esquecidos pelos pacientes, raios-x serão leiloados

 Hospital Municipal vai leiloar chapas de raio-x “abandonadas”; não há espaço para reter os exames

Raio-x | Serão leiloados exames com mais de dois anos que não retirados por pacientes (Arquivo /TODODIA Imagem)

 Cada vez que um paciente do Hospital Municipal de Americana passa por um exame de raio-x, mas não o retira, só aumenta o volume de material acondicionado pela instituição. Sem espaço físico para manter e obrigada pela legislação a arquivar por até dois anos, a administração agora promove um leilão para se desfazer dos materiais, que precisam ter destinação apropriada.

É um material que não pode simplesmente ser jogado no lixo, como explica a diretora adjunta do hospital, Tatiane Apostólico. Há legislação específica devido à química contida na impressão das chapas, por isso apenas empresas especializadas estão autorizadas a fazer a coleta, pois também devem seguir as normas sanitárias.

O volume a ser leiloado será “trabalhado” pela empresa vencedora no decorrer de um ano, período em que fará a retirada do material para o processo de extração dos elementos químicos. Conforme o edital, serão disponibilizados 1.200 litros de fixador de raio-x que terá o lance mínimo de R$ 2,80 o litro, 300 quilos de filme de raio-x a R$ 2 o quilo, no mínimo, e 600 litros do revelador, sem custo, mas que a retirada é obrigatória para a destinação correta.
De acordo com a diretora, ainda não há previsão de quando o aparelho do hospital será atualizado, o que depende de viabilidade financeira. Até que isso seja possível, esse material continuará sendo produzido. Para que a imagem seja fixada na chapa, elementos como a prata fazem parte do processo. Ainda que em pequenas quantidades, unidas a outras substâncias, se descartadas em forma incorreta (num aterro sanitário, por exemplo), podem ser liberados componentes tóxicos e poluentes tanto para o solo quanto para o ar.
A sessão do leilão acontece na próxima terça-feira, às 13h30, no auditório da Fusame.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também