quarta-feira, 19 março 2025

Fiscalização da Área Azul por meio de câmeras é encerrada e agrada a população

Uma das medidas anunciadas pela Prefeitura de Americana agradou os comerciantes e moradores que frequentam a região central da cidade
Por
Henrique Fernandes
Foto: Divulgação Prefeitura de Americana

A fiscalização da Área Azul de Americana realizada por meio de câmeras instaladas em carros não existe mais. A partir de agora, a notificação está sendo feita somente por fiscais a pé, que deixarão avisos nos veículos em situação irregular.


Essa é uma das medidas que foram anunciadas pela prefeitura em negociação com a empresa responsável pela cobrança na região central da cidade. Com a retirada dos carros, haverá mais fiscais a pé, e todos eles farão a venda do ticket, facilitando o processo para as pessoas que têm dificuldade em utilizar os parquímetros.


Cristiane Sheila Miliorini é proprietária de uma loja de modas no centro da cidade e paga a Área Azul para os seus clientes. “Eu tenho o aplicativo. O cliente chega e fala a placa do carro, colocamos para a pessoa. É um jeito de agradar o cliente e evita de levar a multa”. Sobre a retirada do carro de fiscalização, Cristiane gostou da medida. “Pra nós será bem melhor. As pessoas têm pavor daquele ‘carrinho’ passando na rua e agora vai evitar essas multas. As pessoas veem as agentes na rua e já tem o contato e conversa”, disse.


O promotor de eventos Josué Silva, de 51 anos, comentou que geralmente estacional em local que não precisa pagar o ticket. “Esse carros que passa para notificar. (A retirada) eu acredito que vai ser melhor porque Americana diminuiu o número de pessoas que visitavam o centro por esse motivo de fiscalização”, comentou.


Paulo Inácio, de 28 anos, trabalha como motorista de aplicativo e comentou sobre as novas medidas. “É bom, muito bom porque você pode parar tranquilo e não tomar multa”. Já a manicure Lidiane Larissa, de 24 anos, criticou a cobrança, apesar das mudanças. “Eu acredito que melhore bastante. O bom seria se tirasse a área azul, mas infelizmente isso não é possível, mas acredito que já ajuda bastante”, pontuou.


Haverá o mínimo de um fiscal para cada 90 vagas, 16 pontos fixos de venda em comércios, além de um ponto fixo no calçadão. O aplicativo Zul+ também segue em funcionamento.

Foto: Reprodução/Facebook

Mais mudanças

Outras medidas serão implementadas em até 90 dias pela empresa Estapar. O número de vagas de cobrança vai diminuir para 1.366. No contrato inicial foram acordadas mais de 2,2 mil vagas, ou seja, uma redução de 40%. Além do congelamento da tarifa por mais dois anos.

Todas as alterações foram alinhadas entre a prefeitura, a Estapar (empresa que opera o serviço) e a Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana).

As vagas de cobrança também serão retiradas de ruas que passaram por estudos, como a Rua Carioba (pós-linha férrea), que ainda tem os parquímetros, mas sem aplicação de multa. Além da Rua Anhanguera, ao lado do Mercadão Municipal.


Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também