segunda-feira, 6 maio 2024

GAMA liberta 51 aves mantidas em cativeiro que sofriam maus tratos

 O proprietário do local vai responder por crime ambiental e os animais foram encaminhados a uma ONG, em Campinas

Foto:Divulgação

A GAMA (Guarda Armada Municipal de Americana) resgatou 51 aves que eram mantidas em cativeiro e que sofriam maus tratos na Rua Nova Zelândia, no Parque das Nações, em Americana.

Todas as aves foram levadas à sede da ONG Associação Animais tem Voz, no Parque dos Jambeiros, em Campinas. A operação de resgate dos animais começou na manhã desta sexta-feira (30).

Os guardas foram ao local e constataram que 15 aves (galos e galinhas) estavam presas em gaiolas verticais, com minúsculo espaço de movimentação. Ainda havia outras 36 aves no terreno.

“Ambiente escuro, algumas sem presença de luz solar, abafado e úmido, muitas fezes nas gaiolas, falta de água e vasilhas extremamente sujos com logo impregnado, aves magras, pele aparente, amputação de esporas, muitos parasitas aparentes e protetores de esporas”, informou a Gama.

O proprietário compareceu ao local e foi levado à CPJ (Central de Polícia Judiciária), onde realizou os procedimentos de e foi liberado para responder em liberdade.

Após os trabalhos periciais e a vistoria da médica veterinária, ficou tecnicamente comprovado, mediante Laudo Veterinário, os maus tratos aos animais, nas condições descritas, em desconformidade com o Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais n° 9.605/98 e Lei Municipal n° 4.547/07, a qual trata sobre o bem estar animal.

A GAMA solicitou o apoio da apoio da ONG Associação Animais tem Voz e compareceram Roberta Lima e a médica veterinária Priscila Sarti. O caso será encaminhado ao Centro de Zoonoses e outras Secretaria competentes, para outras providências administrativas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também