Quinta, 27 Janeiro 2022

Greve total no transporte público deixa 22 mil pessoas sem ônibus em Americana nesta quarta

AmericanaPARALISAÇÃO

Greve total no transporte público deixa 22 mil pessoas sem ônibus em Americana nesta quarta

Um dos principais motivos é a falta de pagamento da primeira parcela do 13° salário dos motoristas da empresa Sou Americana  

Totalidade das linhas do transporte coletivo urbano não operou nesta quarta-feira (1°) em Americana./(Foto: Divulgação)

Sem receber a primeira parcela do 13° salário, motoristas da Sou Americana deflagraram uma greve geral desde as 5h desta quarta-feira (1°), em Americana, e paralisaram 100% das linhas do transporte coletivo urbano. A informação é do Sindicato dos Motoristas Rodoviários de Americana e Região. Ainda não há previsão para a retomada do transporte. Cerca de 22 mil pessoas ficaram sem transporte nesta quarta.

O diretor da Unidade de Transportes da Prefeitura, Pedro Peol, informou ao TODODIA que se reunirá nesta manhã com o departamento jurídico da administração para avaliar as medidas que podem ser tomadas a fim de restabelecer o atendimento à população. Segundo Peol, a empresa alegou problema no aplicativo do banco por não pagar a primeira parcela do 13° em dia – o prazo limite se encerrou na terça-feira (30).

"A empresa alegou problema no aplicativo do Bradesco e essa greve não poderia ter sido feita sem aviso prévio, pegando a todos de surpresa. A empresa alega que hoje cai o dinheiro na conta dos funcionários. A empresa tem nos passado que entre 20 e 22 mil pessoas no horário de pico são atendidas pelo transporte urbano", disse.

Além do pagamento do 13°, os funcionários solicitam a quitação do adiantamento de salário e reclamam que a empresa Sou Americana planeja transferir o registro dos colaboradores para o nome de outra empresa. Ainda, não pretende pagar os 40% de multa rescisória contratual e propõe parcelar o acordo dos funcionários em 10 parcelas.

No inicio da madrugada, as linhas do transporte escolar chegaram a aderir à paralisação, porém, esse transporte foi restabelecido, por volta das 6h30.

Não sofreram prejuízos, as linhas do transporte para a APAE e o transporte para pessoas com deficiência, segundo o sindicato. 

A reportagem não conseguiu contato com a Sou Americana até esta publicação.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 27 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/