segunda-feira, 22 julho 2024

Gualter Amado questiona ações voltada ao turismo em Americana

Segundo o vereador, Americana possui expressão histórica como local turístico desde a década de 1970 devido a áreas como a Represa do Salto Grande e o Parque Natural Municipal da Gruta Dainese 

Foto: Divulgação

O vereador Gualter Amado (Republicanos) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo informações da prefeitura sobre ações voltadas ao turismo no município.

No documento, o parlamentar destaca que, durante as reuniões Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas de que participa, frequentemente são apresentados convênios, programas e iniciativas que visam fomentar o turismo como forma de desenvolvimento econômico nos municípios.

“Nos municípios bem desenvolvidos, o turismo interessa muito ao setor público – ele gera emprego e renda, dinamiza a economia, gera impostos, que são revertidos para saúde, educação e obras. Acreditamos no turismo como uma poderosa alavanca para o desenvolvimento econômico de Americana, desde que planejado”, aponta.

Segundo o vereador, Americana possui expressão histórica como local turístico desde a década de 1970 devido a áreas como a Represa do Salto Grande e o Parque Natural Municipal da Gruta Dainese. “A represa e a gruta necessitam de estudos e busca de tecnologias para a despoluição para que voltarem a ser verdadeiros pontos turísticos agregando na geração de emprego e renda para o município de Americana”, defende.

“O turismo gera um a cada dez empregos no mundo e corresponde a 10% do PIB mundial. Nós como representantes do poder público precisamos planejar, recuperar e criar atrativos para fomentar o turismo na nossa cidade”, conclui Gualter.

No requerimento, o parlamentar pergunta se a Unidade de Turismo, ligada à secretaria municipal de Cultura e Turismo, possui integração com a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e quais ações são realizadas.

Gualter questiona, ainda, se a prefeitura está trabalhando junto ao governo do estado para obter o selo de Município de Interesse Turístico, o que viabilizaria o recebimento de verba anual para investir na atividade turística local. Por fim, pede que prefeitura informe todas as atividades turísticas desenvolvidas pela secretaria de Cultura e Turismo.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na sessão ordinária de quinta-feira (1º). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também